Conheça 5 mistérios sobre a evolução humana

Os seres humanos são um verdadeiro prodígio e, apesar de tantas descobertas sobre os nossos antigos ancestrais, a verdade é que a evolução da nossa espécie continua envolta em muitos mistérios. Alguma vez você parou para pensar como é que fomos acabar evoluindo para o que somos agora e não em alguma criatura sinistra, dotada de membros estranhos e características bizarras?

E mais: com base nas evidências de outros diversos pré-humanos que já existiram no nosso planeta, por que será que só a nossa espécie sobreviveu? Aliás, no que será que vamos acabar nos tornando em alguns milhares de anos? O pessoal do site Live Science publicou uma interessante lista de mistérios sobre a história evolutiva da nossa espécie, e você pode conferir a seguir alguns deles:

1 – Por que desenvolvemos cérebros maiores?
É inquestionável o fato que ter cérebros maiores deu aos humanos uma incrível vantagem sobre as outras espécies que existem no planeta. No entanto, o nosso “comandante” demanda uma enorme quantidade de energia para funcionar. Até 2 milhões de anos atrás, nenhum dos nossos ancestrais contava com cérebros tão grandes, então, o que é que desencadeou esse traço evolutivo?

As hipóteses mais aceitas é que cérebros maiores podem ter nos ajudado a interagir melhor com outros integrantes de nossa espécie, e que também foram eles quem ajudaram os nossos ancestrais a fabricar ferramentas melhores. Outra possibilidade é que a evolução desse órgão tenha acontecido devido a mudanças radicais ocorridas no ambiente, que obrigaram os nossos antepassados a se adaptar a novas condições.

2 – Por que caminhamos sobre duas pernas?
Antes mesmo de aprender a fabricar ferramentas mais eficientes — ou de desenvolver cérebros maiores —, por alguma razão os nossos ancestrais adotaram uma postura ereta e começaram a perambular pelo mundo sobre duas pernas. Uma hipótese é que, ao caminhar como bípedes, consumimos menos energia.

Além disso, outra teoria é que, ao ter as mãos livres, nossos antepassados podiam coletar e carregar mais comida, e a postura ereta contribuía para deixar uma menor quantidade de pele exposta aos efeitos do sol, o que, por sua vez, permitia que a temperatura corporal fosse regulada de maneira mais eficiente.

3 – Onde é que os nossos pelos foram parar?
Se pararmos para pensar, comparados aos nossos “parentes” símios, somos extremamente pelados. Por que será que evoluímos dessa forma? Uma explicação é que os nossos ancestrais foram perdendo seus “casacos de pele” para poder manter o corpo mais fresco quando atravessavam a savana africana. Outra hipótese é que, sem os pelos, acabamos inibindo a infestação por parte de parasitas e, consequentemente, o surgimento de algumas doenças.

4 – Por que é que os nossos ancestrais foram extintos?
Há aproximadamente 24 mil anos, o Homo sapiens dividia o mundo com os Neandertais, e talvez até com outras espécies, como o Homem de Flores, por exemplo. Mas por que será que só a nossa espécie sobreviveu? Embora ainda não exista uma conclusão para essa questão, há algumas evidências que suportam pelo menos duas hipóteses.

Uma delas seria a de que a nossa espécie tenha dominado e dizimado as demais, e a outra, de que os outros hominídeos que habitavam a Terra tenham desaparecido devido a mudanças radicais nos ambientes nos quais viviam ou tenham padecido à causa de infecções.

5 – Os humanos continuam evoluindo?
De acordo com alguns estudos recentes, não só existem evidências de que os humanos continuam evoluindo, senão que esse processo está acontecendo de maneira bastante acelerada, pelo menos 100 vezes mais depressa desde o surgimento da agricultura. A causa dessa rápida evolução ainda gera muita discussão, mas uma possibilidade é que a nossa dieta e as doenças atuais estejam obrigando os humanos a mudar.

Fonte: Mega Curioso



AddThis