Manifestações marcam hoje o Dia do Trabalho

Hoje, a partir das 4 horas da manhã, os participantes da Caminhada da Fraternidade sairão da Paróquia de São Francisco, neste município, rumo ao Santuário dos Franciscanos, em Juazeiro do Norte. O objetivo do evento, que é aberto a toda a população, é celebrar o Dia do Trabalho. Anualmente, a Igreja Católica organiza o evento, que este ano, terá como tema "Fraternidade e juventude", devido à Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no próximo mês de julho, no Rio do Janeiro. A expectativa é que cerca de oito mil pessoas compareçam ao ato desta manhã.

Durante o percurso, acontecerão duas paradas. Na primeira, os participantes irão divulgar o sentido da Campanha da Fraternidade de 2013. Já o segundo momento será dedicado ao Dia do Trabalho, quando os participantes farão citações sobre o desenvolvimento das leis, normas e direitos adquiridos por eles. Também vão ser abordadas as funções dos homens do campo, operários do comércio e da indústria, além das dos funcionários públicos. Todos os que estiverem presente terão acesso às informações sobre as conquistas dos setores e poderão expressar o que estão esperando dos poderes públicos.

Todas as Pastorais da Igreja Católica irão incentivar os jovens a mudar os hábitos e atitudes, no sentido de seguir os princípios da religião. Na chegada ao Santuário dos Franciscanos, haverá a bênção dos trabalhadores e um café da manhã comunitário aberto a todos.

Segundo um dos organizadores da Caminhada, Francisco Inglês dos Santos, por ser muito complexo, o tema da seca, que está provocando prejuízos aos trabalhadores rurais, não será abordado durante o evento. Porém, na sua opinião, os poderes públicos devem estar mais empenhados para desenvolver ações de combate à estiagem. "Não resta dúvidas que a seca é um dos pontos que mais tem gerado problemas no Nordeste. Hoje, os trabalhadores estão sofrendo com as mortes de seus animais, com a falta de pasto e alimentação para as famílias. Essa é uma situação muito delicada", afirma.

Atualmente, os incentivos dos programas governamentais destinados aos trabalhadores da zona rural não são totalmente eficazes e nem suficientes para proporcionar qualidade de vida e garantir renda para as famílias. No Cariri, o atraso do milho para ração animal distribuído pela Conab está sendo um problema para os pecuaristas.

Centro-Sul
O Dia do Trabalho será comemorado em Icó com a tradicional manifestação que reúne milhares de produtores rurais, sindicalistas, servidores públicos e integrantes de movimentos sindicais e sociais. Neste ano, as principais reivindicações estão relacionadas com a seca que castiga o sertão desde 2012. Os agricultores solicitam a regularização da venda de milho pela Conab, obras de abastecimento de água e apoio à produção agrícola.

Por volta das 8 horas, os manifestantes reúnem-se no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icó (STRI) para um café da manhã comunitário. Depois, o grupo segue pelas principais ruas do centro histórico, que é tombado desde 1997 pelo Iphan.

A programação inclui participação de violeiros, sanfoneiros e artistas populares. "Haverá uma manifestação em frente à Câmara de Vereadores", disse o diretor do STRI, Emanuel Bonfim de Lima, mais conhecido por Novo. Em frente ao Legislativo, os manifestantes vão apresentar reivindicações referentes à melhoria de serviços públicos nos setores de educação, saúde, assistência social e estradas vicinais. O ato vai terminar em frente à Igreja de São José, com bênção do padre Rogério Freitas e pronunciamento das lideranças comunitárias e sindicais.

No Sertão Central, o Dia dos Trabalhadores será comemorado com festas, manifestações, caminhadas e seminários nas cidades da região. Em Quixeramobim, um grupo de apoio ao Ministério Público e a Justiça pretende reunir cerca de cinco mil manifestantes, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e dali partem com destino à Praça Capitão Dias Ferreira, onde fica situado o Paço Municipal. A manifestação dos "caras pintadas" contra a corrupção tem início previsto para as 9 horas e será encerrada com ato público.

No mesmo horário o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf) de Choró pretende realizar uma caminhada. Em seguida haverá um seminário. São esperados aproximadamente dois mil trabalhadores rurais de todo o Centro do Estado e Maciço do Baturité. Os participantes se concentrarão no ginásio poliesportivo José Airton Campelo. Conforme o presidente do Sintraf, Valcir Alves dos Santos, a festa será encerrada com uma feijoada e sorteio de brindes para os trabalhadores.

Na maior cidade da região, Quixadá, a Prefeitura Municipal programou para a noite de ontem, véspera de 1º de Maio, a Festa do Trabalhador, na Praça José de Barros, com shows e sorteio de prêmios.

Para hoje, o Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsep) e o Sindicato dos Comerciários resolveram unir forças e promover juntos uma festa para os trabalhadores na AABB.

YAÇANÁ NEPONUCENA/HONÓRIO BARBOSA/ALEX PIMENTEL
REPÓRTERES/ COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis