1º de maio: Trabalhadores do Cariri reivindicam melhorias

Na região do Cariri, as pastorais da Igreja Católica coordenaram a já tradicional Caminhada da Fraternidade entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte. Cerca de 8 mil pessoas percorreram os 13km entre as duas cidades, com a proposta de divulgar os direitos adquiridos pelas classes trabalhadoras nos últimos anos. O evento já está em sua 23ª edição e reuniu trabalhadores e seus familiares, entre adultos, idosos e até crianças.

Durante o percurso, que teve inicio às 4 horas, na paróquia de São Francisco, em Crato, os participantes fizeram paradas para descansar e abordar temas como o da Campanha da Fraternidade, que este ano destaca os jovens e serve para divulgar a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, já no próximo mês de Julho e contará com a presença do papa Francisco.

Outro objetivo foi o de aproximar os jovens trabalhadores aos princípios da fé cristã. Por isso, membros de várias pastorais, como a de Combate às Drogas fizeram pronunciamentos direcionados a este público.

Outra questão debatida na Caminhada foi o modo de vida dos homens do campo e suas funções trabalhistas, além das recentes conquistas, mudanças nas cargas horárias das categorias do comércio e da indústria e dos funcionários públicos.

De acordo com o Padre Emanoel Marcondes, membro do Grupo de Coordenação da Caminhada da Fraternidade, é essencial unir, de forma fraterna, os trabalhadores das duas cidades mais populosas do Cariri. "Essa é uma maneira simbólica de mostrar que, apesar dos desencontros diários, a gente pode realizar uma coisa em comum".

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis