Juazeiro do Norte (CE): Reforma do aeroporto começa dia 10

Depois de mais de um ano de espera, serão iniciadas as obras de continuidade dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste município. Orçada em R$ 2,1 milhões, o projeto corresponde à ampliação dos terminais de embarque e desembarque no aeroporto, com melhoria na infraestrutura de atendimento. A empresa responsável, a Life Construtora, de Salvador, terá um prazo de cem dias para finalizar a obra. Em 10 dias os trabalhos serão iniciados no local. Com a reforma, a capacidade anual do equipamento passa a ser de 800 mil passageiros.

A empresa começa os serviços, investindo na mão-de-obra local e com um montante inferior à primeira licitação realizada, de R$ 2,8 milhões, com orçamento garantido pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para iniciar a obra, que ficou em sua primeira fase, na montagem de uma estrutura metálica, das áreas de embarque e desembarque, correspondendo a cerca de 20% do total dos módulos operacionais. A licitação da nova empresa ocorreu depois de oito delas fracassadas e com desistências, para escolha da nova responsável pela continuidade e conclusão dos serviços dos MOPs. A perspectiva é finalizar a construção até o dia 22 de julho, na data de aniversário da cidade de Juazeiro do Norte, para entrega das melhorias.

Um dos maiores problemas, conforme a superintendência regional da Infraero, esteve relacionado aos insumos a serem adquiridos para os serviço. Para facilitar o andamento dos trabalhos, foi realizada uma avaliação técnica da disponibilidade do material no mercado, o que irá facilitar a conclusão da obra.

Capacidade
O superintendente regional Nordeste da Infraero, Fernando Nicácio, apresentou, na manhã de ontem, durante a reunião para assinatura da ordem de serviço, pela Infraero e proprietários da empresa responsável, a atual estrutura do aeroporto e a sua capacidade, após os Mops.

O aeroporto terá uma capacidade diária de 60 para 187 pessoas. A atual capacidade anual é de 150 mil. Para o superintendente do aeroporto, Roberto Germano, o local não apenas receberá uma nova área dos módulos, mas o salão do aeroporto será ampliado, além da melhoria de infraestrutura dos banheiros, restaurantes e lanchonete. Desse modo, o espaço do terminal será ampliado de 950m² para 1.040m² de área construída.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis