Raios já causaram 50 mortes no Ceará entre 2000 e 2011

Cerca de 50 mortes foram causadas por raios entre 2000 e 2011 no Ceará. Neste ano apenas um óbito foi registrado. Aconteceu em Crateús, no Interior do Estado.

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o número de morte por raios no Ceará ainda pode aumentar, pois ainda estão sendo periciadas alguns casos pelo Ministério da Saúde.

Todos os dados de incidência que o ELAT possui são registrados por meio de sensores de detecção, espalhados em vários lugares do Brasil. Quando um raio cai ele gera uma espécie de campo eletromagnético, e então o sensor registra sua queda. Imediatamente a informação é repassada para a central de computadores do Grupo de Monitoramento do ELAT / INPE, e deste modo fica disponível em nosso bancos de dados.

Incidência de raios no Ceará 
De acordo com dados dos satélites e sensores da Rede Mundial, entre 2000 e 2009 a média anual no Ceará ultrapassou 300 mil raios. Lembrando que no Brasil caem anualmente uma média de 50 milhões de raios.

As informações são disponibilizadas diretamente no portal do ELAT, com atualização a cada 24 horas.

A Rede de Monitoramento BrasilDAT está em expansão e cobrirá todo o território nacional até o final de 2012. Atualmente, a principal área de cobertura está nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

A Região Nordeste receberá os novos sensores a partir de janeiro de 2012, começando provavelmente por Salvador/BA. Até o final do primeiro semestre de 2012 toda a região Nordeste estará coberta com a mesma eficiência da região Sudeste.

Precauções 
Em dias de temporal é prudente afastar-se de postes de iluminação, árvores, cercas de arame farpado e, se estiver na água (praia ou piscina), saia imediatamente ao menor indício de raios ou trovões.

Evite falar ao telefone, principalmente os fixos com fio, pois o fio transporta a corrente elétrica de um raio. É sempre recomendável utilizar, dentro de casa, o telefone sem fio.

Os aparelhos eletrônicos devem ser desligados da tomada. Com isso, evita-se que ele queime e até mesmo provoque incêndio no caso da ocorrência de um raio muito próximo e muito intenso.

O maior perigo é ficar em local descampado, como os campos de futebol, pastagens, estradas, montanhas, à beira de lagos.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis