Juazeiro do Norte (CE): Movimento no Aeroporto cresce 38%

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, deve fechar este ano com movimento de 40% acima de 2010. São 336 mil embarques e desembarques na cidade. O ano, que começou com apenas quatro voos diários, deverá fechar com dez. No último dia 9 deste mês, foram implantados, de forma permanente, mais dois voos. Somente entre Fortaleza e Juazeiro do Norte, são destinados diariamente oito voos diários, com as escalas.

Segundo o superintendente do aeroporto, Roberto Germano, até novembro, o aumento no número de passageiros, comparado ao mesmo período do ano passado, foi de 38%, com 304.150 pessoas. A expectativa para o período de alta estação é que passem pelo local pelo menos 32 mil passageiros. No último ano, foi registrada uma movimentação de 244.684 pessoas ao local, que precisou receber novas adequações para embarque e desembarque de pessoas.

Até maio deste ano, estavam em operação apenas quatro voos diários. Os dois implantados neste mês são da empresa Avianca, uma das mais antigas em operação. Os novos horários são destinados a São Paulo, com escala em Fortaleza, chegando em Juazeiro às 19h50 e embarcando às 20h50. Com opções também pela manhã, às 7 h, com embarque em Juazeiro às 8h30. Atualmente, estão operando quatro empresas, incluindo a Azul e a Passaredo, com um voo diário; dois da Gol; e seis da Avianca. O fluxo diário de passageiros chega a mais de mil pessoas. A meta para o próximo ano é mais crescimento. Pelo menos é essa a expectativa da superintendência, após a conclusão dos Módulos Operacionais Provisórios (MOP´s), que estão em fase de construção.

Segundo Germano, os serviços já estão adiantados, com terraplenagem. Em janeiro, a parte do piso será iniciada. Os módulos serão destinados às áreas de embarque e desembarque, ampliando a capacidade de público no aeroporto, que atualmente comporta cerca de 60 mil por ano, passando para cerca de 500 mil.

A área atual de embarque e desembarque funcionará como saguão do aeroporto e poderá abrigar um público maior. Com as melhorias que estão sendo efetivadas por meio da Infraero, que investe cerca de R$ 4 milhões nas melhorias, o aeroporto passa a ser administrado definitivamente por meio do órgão. A falta de definição sobre a nova gestão, emperrou as reformas e gerou polêmica durante parte deste ano, entre Ministério Público Federal, Governo do Estado e a própria Infraero.

Questões burocráticas geraram entraves, mas houve o reconhecimento da extensão da pista de pouso de 1.800 metros para 2.100 metros, possibilitando o pouso de aeronaves de maior porte. A compactação da pista será outro passo, para que o aeroporto possa operar aviões com suporte de até 180 passageiros. O número de voos chegou a duplicar só no mês de julho e a demanda de passageiros passou a ser recorde para o período.

Na primeira quinzena do mês houve um aumento de 70% no número de passageiros, comparado ao mesmo período do ano passado. O aeroporto fechou o mês com a movimentação de cerca de 35 mil passageiros.

Desde 2001, a administração ocorria por convênio entre o Governo do Ceará e o órgão federal, o que vinha causando lentidão nas obras de ampliação e melhorias no espaço. A mobilização para que a Infraero assumisse definitivamente o aeroporto já vem ocorrendo há vários anos.

Mais informações
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, Avenida Virgílio Távora, 4000, Bairro Aeroporto
Juazeiro do Norte - Cariri
(88) 3572.0700 / 3572. 2118

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis