Cariri usa criatividade para superar momento de crise

O período de alta estação no Cariri começa com as festas juninas e, em julho, eventos como a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos derivados (Expocrato), proporcionam um impacto positivo na economia regional. Mesmo sem números consolidados do mês de julho, a cidade do Crato teve um aumento de pelo menos 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local. O Dia dos Pais continua sendo impulsionador desse processo de dinamização das vendas, e promete maior movimentação esta semana.

A mesma realidade é constatada no maior centro comercial da região, Juazeiro do Norte. Pelo visto, a crise não teve tanto impacto na economia local. No primeiro semestre desse ano, de janeiro a junho, segundo o presidente da CDL, Michel Araújo, foi registrado um aumento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, de 3,5%.

O segundo semestre sempre tem um índice maior nas vendas, conforme o dirigente lojista juazeirense, em virtude das principais datas do ano, a exemplo do Natal. Mesmo com a realidade de crescimento apresentada, os lojistas investem em liquidações e promoções para escoar os estoques. Para alguns não têm sido fácil superar as dificuldades, em função da crise econômica do Brasil, mas a vocação de Juazeiro como centro de compras na região, facilita o processo de comercialização.

Para o presidente da CDL do Crato, José Alves Lobo, há uma perspectiva positiva para o segundo semestre, mas vem sendo realizado um trabalho junto aos lojistas de não se intimidar diante das dificuldades. "É um momento em que o comércio e os investidores estão um pouco retraídos", afirma ele. Para Lobo, essa é uma realidade que deve ser superada e a economia ter uma dinâmica.

O maior centro de compras da região, o Cariri Garden Shopping, em Juazeiro, há mais de um mês está com grande parte de suas lojas em promoção e liquidação, com descontos de até 70% nos preços dos produtos. Esse mês estará sendo realizada campanha pelo Dia dos Pais, uma data que vem aquecer segmentos como o de informática.

Os lojistas estão mais animados no empreendimento com o balanço positivo no mês de julho. A meta, a partir de agora, segundo o gerente de marketing, João Saliba, é aumentar em 6% o fluxo no local nos próximos 30 dias. A campanha promocional pelo Dia dos Pais já começou. Nas compras até R$ 200, os clientes poderão receber inúmeros brindes.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis