Homicídios atingem menor índice desde fevereiro de 2012 no CE

O Ceará apresentou pelo sexto mês consecutivo redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o Estado conseguiu superar em mais de três vezes a meta de redução de mortes violentas, que é de 6 %, estipulada no mês de julho.

Ainda conforme os dados, o número de mortes registradas é o menor dos últimos 40 meses. Foram 262 vítimas contabilizadas no último mês de julho, contra 326 assassinadas em igual período do ano passado. A redução foi de 19,6%, o triplo da meta. Em fevereiro de 2012, haviam sido 240 mortes violentas.

No acumulado do ano, o Estado apresentou queda de 14,2% na quantidade de vítimas de CVLI. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 2.279 Crimes Violentos Letais Intencionais. Em igual período de 2014, haviam sido 2.655 mortes.

Capital
Fortaleza, em números absolutos, foi a principal responsável pela redução das mortes no Ceará no mês de julho. No último mês, foram registrados 112 homicídios, contra 158 somados no ano passado. A redução foi de 29,1% nos crimes.

Na sequência, o Interior Sul foi quem mais apresentou queda nos números. Foram 33,3% menos mortes neste último mês de julho em comparação com igual período de 2014. De 84 mortes ano passado, a região registrou agora 56 vítimas.

Na sequência, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registrou 14,6% de redução nas mortes violentas. De 48 crimes, em 2014, 41 foram agora somados, resultando em queda de 14,6% nos homicídios.

Em 2015, quem mais reduziu o número de mortes foi a Capital, com 23,1% menos vítimas, caindo de 1.231 para 947. A seguir, aparece a RMF, com 19,6% de redução, saindo de 541 assassinatos em 2014 para 435 de janeiro a julho deste ano.

O Interior Sul reduziu 0,4%, ao registrar 516 mortes neste ano, ante 518 ano passado. Já o Interior Norte foi a única área a apresentar aumento nos números de Crimes Violentos Letais Intencionais. Foram 4,4% mais vítimas, quando saiu de 365 mortes ano passado para 381 nos sete primeiros meses de 2015.

Trabalho
A apresentação dos dados foi feita na manhã de ontem na sede da SSPDS, no bairro São Gerardo, em Fortaleza.

Antes da divulgação, o governador do Estado, Camilo Santana, participou da reunião semanal das Áreas Integradas de Segurança (AIS), que contou com as presenças do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; do titular da SSPDS, Delci Teixeira; dos comandantes das AISs; e dos chefes dos demais órgãos de Segurança ligados à Pasta estadual, como Polícias Civil e Militar.

Camilo destacou que ainda não há motivos para comemorar, ressaltando que os trabalhos em torno da redução da criminalidade devem se manter.

Atenção
"Segurança pública é algo que a gente tem que estar todos os dias se dedicando, olhando com muita atenção, zelo, cuidado, para que a gente possa garantir ao povo cearense mais tranquilidade. Não há tempo para comemorar nem lamentar, temos que continuar trabalhando muito, nos esforçando, para garantir segurança aos cearenses", afirmou o governador Camilo Santana.

O gestor estadual ressaltou que o resultado negativo no Interior Norte fará a região receber maior atenção do governo no mês de agosto. "Desde aqueles homicídios no mês de abril e maio a gente tem tido problemas e agora estamos focando com estratégias na região. Esperamos com a implementação em outubro do Raio, Batalhão de Divisas e Ciopaer, em Sobral, a gente possa reduzir os homicídios naquela região. Segurança é um olhar permanente com inteligência e estratégia, para que a gente consiga manter essa redução", disse.

O titular da SSPDS, Delci Teixeira, exaltou as ações feitas e se mostrou confiante e continuar registrando redução nos homicídios no Estado. "Acredito que com isso nós possamos estabilizar essa região, assim como vamos estabilizar o Interior Sul, e temos um controle razoável sobre a Capital e RMF. Acredito que estamos no caminho certo e há muita coisa a ser feita".

Já o prefeito Roberto Cláudio enfatizou a atuação conjunta entre os poderes municipal e estadual no combate à violência, em específico, na Capital. "A Prefeitura tem estabelecido algumas parcerias com a estrutura de Segurança Pública do Estado. Creio que o conjunto dessas ações progressivamente tem sido útil. A permanência dessas ações tem dado resultados muito significativos. Tivemos essa redução em julho, de 29% em Fortaleza. Acho que isso é algo para ser celebrado, mas mais importante, é continuar as ações para que no médio e longo prazo a gente continue tendo essa conquista", opinou.

A equipe da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) foi apresentada ao governador e homenageada pelos trabalhos realizados.

LEVI DE FREITAS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis