O desafio de comer fora sem sair da dieta

Quando começamos uma dieta, é normal ter o pensamento focado em não cometer deslizes. Embora estejamos monitorando tudo que comemos, isso não deve nos impedir de ter o prazer de comer fora. O medo bate porque, na rua, os pratos geralmente são grandes e, em muitos restaurantes, a noção de preparar uma comida light significa colocar apenas uma colher de manteiga no molho em vez de duas. Mas com bom senso e um pouco de coragem, é possível que a gente encontre os amigos em bares, lanchonetes e restaurantes sem deixar de lado a mentalidade da reeducação alimentar.

Separei algumas estratégias baseadas no Plano de 21 dias, da nossa série Dieta dos números, que podem ajudá-lo a assumir o comando diante dessas situações. Elas envolvem, dentre outras coisas, planejar antecipadamente o lugar onde vai comer o que irá pedir, prestar atenção ao tamanho das porções e ficar de olho nos sinais de fome e saciedade.

Estratégia 1: Prepare o pedido.
Se você está pensando em experimentar um novo restaurante, dê uma passada nele e analise o cardápio antes de entrar. Será que as opções estão dentro do que você pode e espera consumir? Alguns estabelecimentos colocam os cardápios do lado de fora e, outros, até disponibilizam online. É claro que não vai dar para saber o tamanha das porções, mas conhecer a oferta de refeições já ajuda bastante.

Se você janta fora com frequência, que tal fazer uma listinha com restaurantes “amigos da dieta”? Ou seja, lugares onde você vai conseguir uma refeição saborosa e de baixa caloria. É bom fazer uma lista paralela marcando os restaurantes dos quais você deve passar longe, a menos que tenha uma força de vontade imbatível. O grande vilão dessa lista é o rodízio, seja ele qual for: carnes, massas, comida japonesa, petiscos, crepes, etc. Até os bufês de salada, que parecem saudáveis, estão cheios de pratos repletos de calorias como as saladas de massa com maionese.

Os fast-foods, embora já ofereçam opções mais “saudáveis”, também são um tentação que você pode evitar. Se for mesmo necessário, foco nas opções menos agressivas, como os sanduíches sem queijo ou com pouco queijo, redução da quantidade de molho, acompanhamento de salada em vez de batata frita.

Estratégia 2: Assuma o controle à mesa.
É importante estar no comando na hora de comer fora. Como?

Peça e receba o que pedir: Os garçons devem saber como um prato é preparado, quais os ingredientes e o tamanho da porção. Então pergunte. E peça do SEU jeito. Se o burrito parece bom exceto pelo fato de estar afogado em creme, peça para que tirem o creme. Se você quer o peito de frango grelhado de pele, informe na hora do pedido. O estabelecimento deve estar disposto a preparar a comida de formas alternativas.

Peça um prato de cada vez. Um dos prazeres de jantar fora é fazer isso com calma, ou ao menos deveria ser assim. Infelizmente, em muitos restaurantes os garçons apresam a refeição, sugerindo ou trazendo um prato após o outro. O objetivo da casa é fazer você jantar e ir embora logo para que ela acomode mais clientes. Não caia nessa: coma com calma e reserve pelo menos 20 minutos entre os pratos.

Estabeleça o limite. Pergunte se a cozinha pode preparar meias porções. Se o prato pedido for grande demais, peça na hora para que o garçom sirva apenas metade e embale o restante para que você leve para casa. Não se sinta obrigado a comer tudo de uma vez.

Assuma o comando. Não se deixe levar por entradas com cestas de pão, manteiga, pães de queijo e todas essas opções comuns nos restaurantes.

Estratégia 3: Gerencie o cardápio
É importante ter sabedoria na hora de escolher. Como?

Monte um prato colorido. Molhos cremosos são bege, certo? De onde a maioria dos pratos obtém as cores mais brilhantes? De legumes, verduras e frutas, é claro. Escolha os pratos mais coloridos do cardápio e a possibilidade de pedir os mais saudáveis e com menos calorias é grande.

Peça aperitivos e acompanhamentos. Outra estratégia de dieta favorita: ignore a seção de pratos principais do cardápio e escolha apenas algo das seções de aperitivos, entradas e acompanhamentos. Com as porções dos restaurantes de hoje, um aperitivo, entrada ou acompanhamento em si já compõe uma refeição perfeita.

Crie seu próprio bufê. Se você estiver jantando fora com amigos que compartilham do seu receio de exagerar, combinem dividir os pratos principais. Se vocês são quatro, peçam dois ou três pratos. Você terá a chance de provar uma variedade maior de itens e manter as porções pequenas. Mas cuidado: quando a oferta é grande, algumas pessoas acabam comendo muito mais.

E lembre-se: é geralmente nos fins de semana que a rotina mergulha no caos. Novas tentações surgem de todos os lados: restaurantes badalados, cachorro-quente e pipoca para assistir o jogo de futebol, almoços de domingo e churrascos. Com um pouco de planejamento é possível resistir à todas essas tentações. Afinal, reeducação alimentar de verdade não tem exceções (ao menos não o tempo todo!)

Por: Marina Góes

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis