Crato (CE): Secretaria de Saúde em ação na prevenção e controle das doenças endêmicas

A Secretaria de Saúde do Crato desenvolve um projeto de ações práticas com o propósito de prevenir e controlar doenças endêmicas.

Nesse contexto, foi criada uma comissão intersetorial e multiprofissional para planejar e executar ações contra doenças endêmicas especialmente: Dengue, Febre Chikungunya e Leishmaniose Tegumentar e Visceral com a participação da Coordenação de Vigilância a Saúde, que compreende os setores Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Endemias, Centro de Zoonoses, Atenção Básica, Mobilização Social, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Limpeza Pública.

Fazem parte da Coordenação da Vigilância em Saúde, Danielle Norões, da Epidemiologia; Dhiones Gomes, da Vigilância Sanitária; Iracema Mariano, da Mobilização Social, e Antonio Esmeraldo, do Setor de Endemias, que unidos em prol da saúde do Crato trabalham cotidianamente orientando as equipes para a efetividade das atividades de combate.

Visitas em escolas, sensibilização e informações educacionais preventivas nas residências, participação ativa de todos os profissionais da saúde municipal, parcerias com laboratórios, levantamento do número de casos de dengue, e o cruzamento desses com o Índice de Infestação Predial (IPP) para identificação das áreas mais acometidas e disponibilização do fumacê. Todas essas atividades vêm sendo dinamizadas além da realização de reuniões intersetoriais em diversas localidades, bem como oficinas, capacitações, roda de conversa e a elaboração de planos de ação por todos os setores envolvidos e parceiros.

De acordo com um dos Coordenadores da Vigilância em Saúde, Dhiones Gomes, a realização destes planos de ações vem culminando em mutirões e atividades educativas sobre as formas de prevenção da dengue, com essa direcionamento são feitos treinamentos, oficinas nas escolas, limpeza de terrenos baldios e valas, capinação, coleta de lixo que estavam expostos pelas localidades, caminhadas, visitas em comércios e em domicílios com busca de focos e orientações, carro de som com vinhetas educativas, entre outros. “As atividades não param, as oficinas estão acontecendo e é muito importante a participação e engajamento da comunidade como um todo”, explica.

As últimas oficinas que aconteceram no mês de maio foram no Zacarias Gonçalves, Lameiro e Belmonte, no 25, no dia 26 passado, no Baixio das Palmeiras. Ontem, dia 28, em Santa Fé e Riacho Vermelho. Nesta sexta-feira, 29, será realizada oficina de capacitação do grupo de idosos do Núcleo de Apoio a Saúde da Familia NASF - do Posto de Saúde Teodorico Teles, para formação de multiplicadores sobre ações de prevenção em Dengue e, no sábado, 30, acontecerá uma oficina de capacitação para 13 professores da Escola Escola de Ensino Fundamental Álvaro Madeira.

A Coordenadora da Mobilização Social, Iracema Mariano, ressalta que em junho as oficinas serão iniciadas a partir do dia 9, nos bairros São Miguel e Santa Luzia. Dia 10 Muriti I, II e III e, dia 11, Sinobilina Peixoto, Pantanal e Parque Grangeiro II. Todas essas oficinas acontecem nas unidades da Estratégia de Saúde da Família das localidades.

O Secretário Municipal de Saúde, Lucimilton Macedo, explica que todos os profissionais da saúde do Crato estão mobilizados em aprender cada vez mais sobre essas endemias e compromissados em desenvolver o plano de prevenção e combate da melhor forma. “ As atividades estão acontecendo diariamente e com a ajuda da população podemos diminuir os riscos e os focos dessas doenças” conclui.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis