Inseguro? Confira dicas para se dar bem nas entrevistas de emprego

A entrevista de emprego pode ser o principal elo entre o emprego tão desejado e a frustração. Ensaiar em casa a apresentação, treinar a tranquilidade para apresentar-se em público é o grande desafio de muita gente para passar em uma seletiva. Mas isso não é tão fácil, afinal, mesmo para quem já possui experiência.

Procurando vagas disponíveis no mercado de trabalho, a jornalista Cristine Félix, 27 anos, ficava temerosa quando ia às entrevistas, mas, devido as inúmeras vezes que foi “interrogada”, acostumou-se as perguntas que as empresas realizam. “Quando eu era mais nova, me portava diferente de hoje, porque sentia uma tensão. Agora eu fico mais tranquila, pois já tem um tempo que encaro entrevistas”, afirmou.

Mesmo diante das circunstâncias, Cristine trabalha como freelancer. Porém, tendo um trabalho temporário, ela quer se firmar no mercado para ter uma estabilidade financeira. No momento de cada diálogo para a tentativa de assegurar uma vaga, ela gosta de explanar sobre suas ideias, que pode “carimbar seu passaporte” em um possível cargo. “O profissional que vai contratar sempre faz perguntas do interesse dele e, por isso, costumo falar mais um pouco. Mas sei de pessoas que não fazem isso, pelo medo ou nervosismo”, afirmou.

Como se dar bem
É normal e totalmente compreensível um nervosismo inicial durante a entrevista de emprego. Afinal, o candidato está em um ambiente desconhecido e enfrentando uma situação de grande pressão. Pessoas tímidas, em especial, tendem a ficar bastante nervosas e falar pouco.

De acordo o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Gilvan Mendes, o candidato tem boas chances de ser selecionado caso ele conheça um pouco da empresa, mesmo não sendo funcionário. Missão e visão são um dos pontos fortes que o pretendente pode usar na hora de argumentos, avalia.

“Mesmo sem ser funcionário, o concorrente pode procurar saber o máximo sobre a instituição, que produto ela vende ou produz, para tentar obter a vaga”.

Nas empresas, a frase “a primeira impressão é a que fica” ainda é válida. Com isso, o presidente do IDT alerta para as vestimentas do candidato. “A pessoa que irá se submeter a vaga, então não pode usar cores fortes, trajes extravagantes. O ideal é que seja discreto”, pontua.

Além da aparência, a educação e boa postura contam pontos na hora de se candidatar. Diante de um “bom dia”, o avaliador pode olhar positivamente.

Apesar de as perguntas serem iguais em todos os processos de seleção não há uma resposta formatada para elas. Seja o mais honesto que puder, dessa forma terá mais chances de encontrar no mercado a vaga que seja a sua cara. Algumas recomendações, todavia, são importantes e podem ajudá-lo na hora do contato com o selecionador, quando a ansiedade e o nervosismo resolvem aparecer.


Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis