Barbalha (CE): Festa do Pau da Bandeira deve atrair 400 mil pessoas

Cerca de 250 mil pessoas deverão participar amanhã, neste município, da abertura da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, que neste ano, conforme expectativa dos organizadores, deverá ser tombada como Patrimônio Cultural Brasileiro, com registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As comemorações, que acontecem há mais de três séculos, ganharam dimensões nacionais a partir da década de 1970, quando foram introduzidas às trezenas religiosas e aos eventos sociais a participação dos grupos de tradição cultural de Barbalha.

As comemorações se estenderão até o próximo dia 13 de junho e deverão atrair, durante todo o período, cerca de 400 mil visitantes ao Município.

A festa em torno do padroeiro da cidade terá início por volta das 9 horas, quando acontecerá missa solene, na Igreja Matriz de Santo Antônio, seguida de cortejo com a participação de mais de 50 grupos folclóricos e da tradição popular do município, com destino à Praça do Rosário, onde estão previstos pronunciamentos de autoridades do Município e do Estado. A solenidade contará com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, do secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, bem como de prefeitos e de secretários de diversos municípios da região do Cariri.

A partir das 15h30, shows e apresentações culturais passarão a ser oferecidas ao público nos palcos que foram erguidos na Praça do Rosário e no Marco Zero da cidade. Os shows, que possuem previsão de encerramento para a zero hora, contarão com a participação de artistas de renome nacional, como Dorgival Dantas, Chico Pessoa e Cristina Amaral.

O momento mais esperado da abertura da festa, no entanto, é a chegada do tronco que servirá como mastro para a bandeira de Santo Antônio neste ano. O chamado "pau da bandeira" escolhido para a festa foi um angico medindo cerca de 23 metros e com peso estimado em 2.5 toneladas. A madeira foi extraída do Sítio Flores, na zona rural de Barbalha, no último dia 15 de maio. Desde então, descansa na chamada "cama do pau", na localidade de Roncador, de onde será transportada por centenas de carregadores do "pau de Santo Antônio", tradição iniciada em 1928, quando o primeiro pau foi cortado. "Naquela ocasião, o pároco da época teve a ideia de levantar um mastro com a bandeira de Santo Antônio como sinal de que a cidade estava em festa. Hoje, o corte do pau da bandeira é um dos momentos de maior congraçamento da festa do nosso padroeiro", avaliou o secretário de Cultura do Município, Antônio de Luna.

Ele explicou que há grande expectativa de a festa ser tombada pelo Iphan, provavelmente no segundo semestre do ano, tendo em vista o processo para tal finalidade encontrar-se em estado adiantado. "Estamos na fase de conclusão do dossiê que, até o próximo dia 15 de julho, deverá ser entregue ao Conselho Consultivo do Ministério da Cultura, em Brasília. A partir daí, serão seguidos os trâmites legais que, na nossa expectativa, deverão resultar no tombamento da festa como Patrimônio Cultural Brasileiro", explicou o secretário.

O dossiê é composto por cerca de 150 páginas, onde estão inseridas as explicações em torno da importância e dimensão do patrimônio cultural que as comemorações ofertam. Inicialmente, o interesse é de salvaguardar os festejos. Antes de ser destinado ao Conselho Consultivo do Ministério da Cultura (Minc), o documento será enviado para análise junto ao Departamento de Patrimônio Imaterial, sendo, ainda, necessário o encaminhamento para uma consulta pública.

O documento trará, segundo Antônio de Luna, dados importantes quanto à questão da tradição cultural e religiosa expressa no processo de carregamento do pau da bandeira, ritual que, em média, envolve mais de 200 pessoas.

"Na verdade, as comemorações em torno da Festa do Pau de Bandeira de Santo Antônio de Barbalha mesclam o religioso e o profano. O importante, no entanto, é que essas comemorações são a preservação viva da fé, da cultura e da tradição do nosso povo, da nossa gente", garantiu Antônio de Luna.

A programação dos festejos conta, ainda, com a realização do Festival de Quadrilhas do Município, a ser realizado no Parque de Eventos da cidade, no período de 2 a 5 de junho. No local também serão realizadas apresentações de artistas reconhecidos do público nacional, como Marcos Lessa e Léo Magalhães, por exemplo, além de bandas de forró como Solteirões e Bonde do Brasil, dentre outras. As apresentações artísticas estão programadas para a partir do dia 6 de Junho.

Também estão previstos shows infantis, com a Trupe do Risadinha, Peppa Pig e Pantera Cor de Rosa covers, no dia 7, além de quermesses no largo da Matriz, a partir do dia 1º de junho.

Origem da festa religiosa data do ano de 1928
A origem da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha, que tem solicitação de tombamento em nível federal em processo de análise, remonta a 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário do Município, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio. Desde então, o carregamento do mastro e o hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo, que se estendem até o dia 13 de junho, tendo adquirido um caráter cultural que a distingue de outras celebrações similares na região do Cariri cearense. Desde o começo dos anos 70, o Município de Barbalha passou a explorar mais o potencial turístico da festa, com os festejos de Santo Antônio atraindo um número crescente de participantes. Para além do carregamento espontâneo do mastro, bandas e cantores populares se apresentam publicamente nas ruas da cidade, entre o dia do cortejo até o dia 13 de junho, além de quadrilhas juninas e outras expressões artísticas.

Mais informações
Secretaria de Cultura do Município de Barbalha
Rua de Matriz, 25
Telefone (88) 3532-1708
Centro - Barbalha - CE

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis