Sua saúde: 7 super benefícios do adoçante Stevia

Você já ouviu falar no adoçante natural stevia? Não? Então acompanhe agora uma matéria sobre esse tipo de adoçante que pouca gente conhece.

O que é Stevia
A stevia é uma planta da família das margaridas, uma de suas características é um gosto peculiarmente doce. Ela já era utilizada pelos índios, devido suas propriedades medicinais, e também como adoçante para comidas, eles a chamavam de “folha de mel” e ”erva de mel”. A stevia é uma planta que tem uma extraordinária capacidade adoçante. Em pesquisas feitas com a stevia descobriu-se que em sua composição natural a stevia chega a ser de dez a quinze vezes mais doce que o açúcar doméstico. Já em sua forma mais comum de pó branco, extraído das folhas da planta, chega a ser de 70 a 400 vezes mais doce que o adoçante natural que conhecemos.

7 super benefícios do adoçante Stevia
  • não causa diabete
  • não contém calorias
  • não altera o nível de açúcar no sangue
  • não é tóxica
  • inibe a formação da placa e da cárie dental
  • não contém ingredientes artificiais
  • pode ser usada na culinária, chá, chimarrão, tereré, etc.
No Japão e no Brasil a stevia é utilizada como complemento alimentar e substituto de açúcar. Há quase 20 anos, milhões de consumidores japoneses e brasileiros utilizam a stevia como um adoçante natural, não calórico e sem perigo. O Japão é o maior consumidor das folhas e de extrato de stevia do mundo e ela é utilizada para adoçar numerosos produtos, do molho de soja aos picles, doces e refrigerantes. Atualmente a stevia tem sido usada também como adoçante natural.

O Adoçante Natural Stevia
Estudos realizados com a stevia mostraram que nosso corpo não digere, nem metaboliza este glicosídeo intensamente doce. Isto quer dizer que ele não se modifica durante a passagem dos alimentos no intestino. Com isso, não obtemos calorias da stevia, possuindo assim um índice glicêmico igual a zero.

As folhas de stevia são altamente nutritivas, contendo vários nutrientes deficientes na alimentação diária, entre eles: Sais minerais como:  Alumínio, Cálcio, Cromo, Cobalto, Flúor, Ferro, Magnésio, Manganês, Fósforo, Potássio, Selênio, Sódio, Estanho, Zinco;

Vitaminas como: Ácido ascórbico (vitamina C), Beta-caroteno (precursor vitamina A), Niacina, Riboflavina, Tiamina (vitaminas do complexo B); Apesar de alguns destes nutrientes talvez não estarem presentes em quantidades suficientes para produzir o efeito terapêutico sozinho, em conjunto, podem produzir efeitos interessantes.

Contra indicação
  • Algumas fontes desaconselham a stevia a mulheres grávidas ou em lactação.
  • As pessoas que sofram de diabetes de tipo 2 e desejem utilizar a stevia devem pedir conselhos a um médico e verificar suas taxas de glicose sanguínea mais frequentemente, a fim de ajustar, se necessário, sua medicação. Da mesma forma, pessoas que sofram de hipotensão e as que estão em tratamento de hipotensão devem evitar consumir grandes quantidades de stevia e verificar regularmente sua pressão sanguínea.
  • A stevia poderá provocar alergias às pessoas alérgicas às plantas da família das asteraceae (margarida, dente-de-leão, crisântemo, etc).
Fonte: Compartilhe Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis