Número de municípios do CE com chuvas sobe para 120, diz Funceme

Subiu de 116 para 120 o número de municípios que registraram chuvas de domingo (3) para segunda-feira (4) no Ceará. O relatório atualizado da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) foi divulgado no início da tarde desta segunda. De acordo com os novos registros, a maior precipitação ocorreu em Pereiro, 128 milímetros, seguido de Solonópole, com 119 milímetros, e Jaguaribe, com 101,2 milímetros. Houve precipitações em todas as regiões do Estado, principalmente no Sertão Central, Região Norte e Região Jaguaribana.

Na faixa litorânea, os registros foram de menor intensidade. De acordo com o boletim atualizado da Funceme, em Fortaleza, choveu 7,6 milímetros. Em Sobral, foram registrados 89,8 milímetros. A chuva forte deixou o moradores assustados. Duas antenas de rádio desabaram durante a chuva. Uma delas, localizada no Bairro Alto do Cristo, caiu sobre duas casas, um homem que estava em uma das residências ficou ferido.

Moradores de Sobral também relataram ainda que raios estouraram vidraças e danificaram fiação elétrica. Algumas casas foram alagadas, o temporal durou duas horas. Parte de um teto de um shopping da cidade, no Bairro Dom Expedito, desabou e deixou os corredores do local alagados por volta das 17 horas. De acordo com o shopping, ninguém ficou ferido.

Previsão
A previsão da Funceme é de mais chuvas nos próximos dias. Segundo o meteorologista Raul Fritz, devem ser registradas chuvas nesta segunda-feira, em todas as regiões do Ceará. “Entretanto, para amanhã (terça-feira) e quarta-feira, o Vórtice deve perder intensidade e se dissipar”.

De acordo com o meteorologista, as chuvas foram causadas pela presença de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis atuando no Nordeste do Brasil. “Sabíamos que seria de intensidade moderada a forte, mas não temos como prever exatamente em quais cidades nem a quantidade exata das precipitações”.

O sistema que desde ontem provoca chuvas no Ceará, esclarece Fritz, não tem associação com a estação chuvosa de 2014. “O Vórtice tem característica de ser temporal, ou seja, em poucos dias ele se dissipa. Essas chuvas não têm ligação com o período chuvoso do próximo ano, pois são causadas por sistemas diferentes. A previsão climática para a quadra chuvosa de 2014 só será divulgada pela Funceme na segunda quinzena de janeiro”.

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis