Mais Médicos: 212 médicos estrangeiros começam a atuar em 103 cidades do CE

A partir desta terça-feira (5) mais 212 médicos estrangeiros do programa Mais Médicos começam a atuar em 103 municípios cearenses. Na manhã desta segunda-feira (4), eles foram recepcionados pelo governador Cid Gomes e pelos prefeitos dos municípios onde vão trabalhar, na Escola de Saúde Pública, no Bairro Meireles. Os médicos já passaram por um treinamento de três semanas, e segundo o Ministério da Saúde, estão aptos para assumir as funções.

Fortaleza recebe o maior número de médicos, 42 profissionais. Eles irão trabalhar nos postos de saúde nas unidades das regionais I, III, V e VI, em áreas da periferia de Fortaleza. "Nós demos prioridade aos municípios que tem 20% da população em extrema pobreza e com os piores indicadores do Brasil", ressalta Odorico Monteiro, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

O médico José Alejandro Puertes já trabalhou em países da América do Sul e da África. Ele vai para Tauá, no sul do Ceará. "Eu já trabalhei na Venezuela, no Zimbabue e em Angola. Eu trabalhava com pessoas muito necessitadas do interior dos países, onde a assistência médica era muito pouca. No Brasil, quero trazer a minha experiência, aprender com vocês e aplicar a medicina onde ela é muito pouca", diz.

Ao todo, os municíos brasileiros receberam 2.167 médicos nesta etapa. A região Nordeste é a mais atendida, com 928 profissionais, seguida pelo Sudeste, com 517, o Norte, com 358, o Sul, com 244, e o Centro-Oeste, com 120 profissionais.

“Enquanto houver brasileiros sem médico, vamos continuar trazendo profissionais para atuar no programa. O Mais Médicos é um primeiro passo para uma grande transformação na saúde do país. A melhoria da assistência em atenção básica aumenta o controle de doenças crônicas, reduz a mortalidade materna e as filas nos hospitais”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A meta do Governo Federal é atender a demanda por 12.996 médicos até março de 2014. Novas seleções serão abertas em 2013. Atualmente, 3.664 profissionais participam do programa, sendo 819 brasileiros e 2.845 estrangeiros. Esses médicos estão atendendo a população de 1.098 municípios e 19 distritos indígenas, a maioria deles no Norte e Nordeste do país.

Antes de irem às cidades onde atenderão, os médicos vão estudar os problemas de saúde mais comuns de cada região. Para o Ministério da Saúde, o acolhimento é "fundamental para que os médicos saibam a que hospitais, clínicas ou outras unidades de saúde encaminhar pacientes que necessitem de atendimento especializado, como cirurgias".

Como previsto na MP que instituiu o programa, os médicos participantes do programa só podem atender nas unidades básicas de saúde da rede pública, que resolvem 80% dos problemas de saúde, segundo o Ministério da Saúde.

A presidente Dilma Rousseff sancionou em outubro a medida provisória que institui o Mais Médicos, programa do governo federal que tem o objetivo de levar profissionais brasileiros e estrangeiros para atender a população em áreas carentes das periferias de grandes cidades e no interior do país. O texto foi aprovado por Câmara e Senado no início do mês.

Ceará é o estado mais beneficiado
O Ceará tem o maior número de pacientes atendidos por profissionais do Mais Médicos, segundo o Ministério da Saúde. O estado tem também o maior número de profissionais atuantes pelo programa do Governo Federal. Segundo o Ministério da Saúde, são 109 médicos que atendem uma população de 369 mil pessoas.

A Bahia é o estado com o segundo maior número de pessoas atendidas, com 338 mil pacientes. Em seguida aparecem Minas Gerais (272 mil), Rio Grande do Sul (245 mil) e Pernambuco (220 mil).

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis