Arte, tradição e atualidade no Cariri, o caldeirão de cultura


A efervescência da tradição popular do interior do Ceará contagia a contemporaneidade de produções artísticas de todo o país: é essa a proposta intercambial da Mostra SESC Cariri de Culturas. Em sua 15ª edição, o festival promove a diversidade cultural no sertão cearense, ocupando com agentes de múltiplas linguagens as ruas, praças, teatros, clubes e galpões dos municípios do Crato, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Barbalha e outros 24 municípios da região.

A mostra, que ocorre de 8 a 13 de novembro, está dividida em apresentações nos eixos de Artes Cênicas, Música, Literatura, Artes Plásticas, Audiovisual, Meio Ambiente e Ações Formativas, como oficinas, seminários e debates. Este ano, 98 obras artísticas foram selecionadas, das quais 15 são do Ceará, além de 134 grupos convidados de tradições populares, como reisados e maracatus. Somando todos os envolvidos, são 2825 artistas locais, fora os representantes das outras regiões brasileiras.

"Esse é um momento de festa, de harmonia. Fazemos da cultura o que ela é de verdade: um espaço para paz. Estamos aqui fazendo cultura, fazendo arte", comemora a diretora regional do Sesc-CE, Regina Leitão. Em 2013, a abertura da mostra acontece hoje às 17h com um cortejo pelas ruas de Assaré, como forma de prestar homenagens ao artista que consagrou a cidade. Inclusive, há uma circulação específica de espetáculos, o Circuito Patativa do Assaré, que reverencia de forma mais clara as obras do poeta. "Cantamos e recitamos Patativa, mas também levamos a obra para junto de outros artistas", explica a diretora do SESC. Logo após o cortejo, acontece um show de música regional na praça principal com o gaúcho Renato Borghetti e os cearenses Waldonys e Adelson Viana.

Dentro da programação dos eixos, há atividades para todos os gostos. Só no Núcleo de Artes Cênicas há cinco mostras distintas, fora o Circuito: Menino Cariri, voltada ao público infantil; Tradição Popular, integrando representantes das matrizes culturais locais com visitantes; Palco Giratório, com circulação de teatro e dança; Palco Brasil, com espetáculos convidados de outros estados; e Teatro de Rua, um convite à interação da plateia em espaços públicos.

Este ano, os grandes shows noturnos foram transferidos para Juazeiro do Norte. Segundo Regina Leitão, a mudança aconteceu porque a prefeitura do Crato, cidade em que a Mostra nasceu e onde as apresentações tradicionalmente aconteciam, não confirmou a autorização para os espaços públicos em tempo hábil para a organização. Por isso, é no Largo da Matriz, ao lado da Unidade Juazeiro do Norte do Sesc que se apresentam Chico Pessoa e Elba Ramalho, no dia 10 às 21h, e Zeca Baleiro, como encerramento da mostra no dia 13.

Mais informações
XV Mostra Sesc Cariri de Cultura
De hoje a quarta-feira (13), em sete cidades da região do Cariri
Entrada gratuita
Acesse a programação AQUI

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis