Plantão Infotech: Estudante cria programa que limita saque em sequestro relâmpago

Um estudante do ensino técnico da Escola Técnica Rezende-Rammel criou um programa de computador que aumenta a segurança de quem sofrer um sequestro relâmpago e diminui os prejuízos nas contas dos bancos. Pedro Ivo Ferreira Gomes, que criou o dispositivo Legendary, conta como surgiu a ideia.

— O projeto começou há mais ou menos um ano. Um colega meu sofreu um sequestro relâmpago. Levaram celular e depois o dinheiro. Então, eu pensei: "não é possível. Deve ter um jeito de sacanear esses caras também, que levam nosso dinheiro conquistado com suor".

O Legendary é uma espécie de alarme que a vítima de sequestro aciona com uma senha no caixa eletrônico. O cliente do banco cadastra uma senha no software, diferente de sua senha verdadeira. Em seguida, no próprio cadastro, o correntista coloca a quantidade máxima que pode ser sacada com a senha-alarme.

— Ele põe a senha "falsa" e automaticamente o banco limita os serviços. No cadastro, a pessoa pode escolher o percentual que pode ser tirado de sua conta, sendo 5% ou 10% ou até mais.

Ao digitar a senha-alarme, são disparados dois emails de aviso sem o assaltante saber: um vai para o endereço eletrônico do correntista, como aviso, e o outro para uma pessoa de confiança à escolha ou mesmo uma empresa de segurança.

— A proposta é iludir o bandido e diminuir o dano financeiro, mas de forma segura. Alguém vai ficar sabendo da situação da vítima, que vai ficar menos tempo exposta ao risco por causa do limite de saque. Mas o aviso não vai para a polícia. O Brasil ainda não tem condições para que ela receba um pedido de resgate de sequestro-relâmpago. Esse sistema só daria para ser feito com a polícia de São Paulo.

O Legendary foi apresentado nesta quarta-feira (23) na feira internacional de tecnologia de Novo Hamburgo Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia), que vai até sexta-feira (25). Depois da mostra, Pedro vai começar uma série de reuniões com bancos para apresentar o projeto.

Fonte: R7



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis