Plantão Infotech: Saiba como desativar perfil de usuário do Facebook que morreu

Com o crescimento da popularidade das redes sociais e a migração de muito das vidas das pessoas para esses sites, surgem também formas de preparar essas páginas pessoais para quando elas morrem.

O Facebook por exemplo, permite que a página seja excluída ou transformada em memorial, em homenagem ao usuário que morreu. É o que tentou a mãe da jornalista Juliana Ribeiro Campos, 24 anos, que morreu em maio de 2012 após complicações por conta de uma endoscopia. Ela disse ao G1 que tentou diversas vezes desativar o perfil na rede social.

Remoção com e-mail e senha do usuário
O Facebook permite que em caso de morte de um parente ou amigo, o perfil do usuário em questão seja removido. Uma das alternativas, caso a pessoa tenha dados deste usuário como e-mail e a senha - e que o dono da conta tenha autorizado este acesso - para acessar a rede social, é remover o perfil.

Para isso, após entrar na conta da pessoa que morreu, vá nas configurações, clicando no ícone de engrenagem que aparece no topo superior à direita da página. Em seguida, clique em "Segurança" e, na parte inferior da página, clique em "Desativar sua conta". Preencha o formulário e clique em "Confirmar".

O Facebook disse ao G1 que não divulga o número de memoriais que existem na rede social, que possui mais de 1 bilhão de usuários ativos.

O G1 ensina como remover contas de usuários do Facebook que morreram ou a transformar esta página pessoal em um memorial.

Remoção sem e-mail e senha do usuário
Para remover uma conta do Facebook de um usuário que morreu sem ter nome de usuário e senha, é necessário preencher um formulário, chamado de "Solicitação especial para a conta da pessoa falecida" (clique aqui para acessar).

Nesta página, é necessário preencher um formulário. O Facebook pode exigir documentos que provem o grau de parentesco com a pessoa que morreu.

Como transformar a conta em um memorial
Na mesma página em que você preenche um formulário chamado "Solicitação especial para a conta da pessoa falecida" (clique aqui para acessar). Há uma opção, chamada "Como podemos ajudá-lo" e o usuário precisa clicar em "Please memoralize this account" (por favor, crie um memorial com esta conta, em tradução).

Em uma conta memorial, nenhuma pessoa poderá se conectar a esta conta e novos amigos não poderão ser adicionados. Além disso, dependendo das configurações da conta da pessoa falecida, amigos poderão compartilhar recordações na linha do tempo da conta transformada em memorial, de acordo com o Facebook.

Qualquer pessoa poderá enviar mensagens privadas à conta da pessoa falecida e o conteúdo compartilhado pela pessoa falecida como fotos e publicações permanecará no Facebook e ficará visível ao público. Linhas do tempo transformadas em memorial não aparecem no recurso "Pessoas que você talvez conheça" e em outras sugestões. Para maiores dúvidas, o Facebook possui uma página especial (clique aqui para acessar).

Serviço permite publicar mensagem depois da morte
Existem diversos serviços que permitem ao usuário publicar mensagens depois da morte. Um deles é o "DeadSocial" (clique aqui para acessar). Ele permite agendar a publicação de mensagens no Facebook, no Twitter e até na rede social profissional Linkedin.

O serviço é grátis publica mensagens de texto, de voz ou de vídeo na página pessoal e permite ainda agendar a publicação de mais comunicados no futuro. Assim, por exemplo, mesmo que o usuário tenha morrido, é possível enviar um texto de feliz aniversário para um parente.

Outro serviço é o "If I Die" (clique aqui para acessar), que tem a mesma proposta do "DeadSocial". Nele, o usuário deixa sua mensagem para os amigos e familiares, mas elas só serão publicadas quando mais de três pessoas escolhidas pela pessoa durante o cadastro alertarem o serviço sobre o falecimento.

Fonte: G1



AddThis