Dois suspeitos são presos em SP com fósseis da Chapada do Araripe

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (24) dois homens suspeitos de comercializar fósseis na Grande São Paulo. As prisões fazem parte da “Operação Cardume”, que tenta impedir o comércio das peças.

Na casa de um dos presos foram encontrados diversos fósseis, a maioria deles de peixes. Segundo a PF, os materiais são originários da Chapada do Araripe, um importante sítio arqueológico no Ceará.

A operação começou depois de uma denúncia, feita na semana passada, de que haveria comércio de fósseis em Embu das Artes. A PF esteve no local e encontrou fósseis numa loja de artesanato. Na ocasião, o proprietário da loja foi preso em flagrante. As investigações levaram até a casa de um homem em Guarulhos, que seria o fornecedor das peças.

Fósseis são considerados propriedade do Estado por terem importância científica e cultural. Os presos vão responder pelos crimes de receptação qualificada, com penas de três a oito anos de prisão, e por usurpação de bem da União, cuja pena pode variar de um a cinco anos.

Fonte: G1



AddThis