Santana do Cariri (CE): Acervo de fósseis será ampliado

O maior número de fósseis doados registrado na história do Cariri, de uma só vez, parte de um projeto de conscientização e educação, desenvolvido por meio de jovens estudantes de escolas públicas de Santana do Cariri. O projeto Jovens Paleontólogos é responsável pelo trabalho de aquisição de cerca de 500 peças fossilizadas, entre peixes, animais, plantas e vértebras de pterossauros. E nesse montante de material doado, um dos mineradores se destaca por ter reunido 381 fósseis e repassado ao Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. O material fará parte de uma exposição, a partir do dia 30, denominada Talhado, que ficará à mostra por cerca de duas semanas na região.

Uma solenidade para entrega da Geocomenda intitulada Jovens Paleontólogos pelo Geopark Araripe, em reconhecimento ao trabalho de preservação ao patrimônio fossilífero do Araripe aos maiores doadores, será realizada no dia 30, às 17 horas, na Câmara Municipal de Santana do Cariri, com a transmissão do cargo de jovem paleontólogo para os próximos integrantes da equipe. Dessa vez, mais dois jovens passarão a compor a equipe de trabalho de conscientização, segundo o coordenador das atividades de campo, Ypsilon Félix.

Ele afirma que foram percorridas, durante esse período, as maiores minas de Santana do Cariri e Nova Olinda e mapeadas 30 delas. "Dessa vez vamos ampliar as atividades para 50 minas", afirma ele.

Bolsistas
A possibilidade é que mais fósseis sejam doados, durante mais um ano de atividades. Cada bolsista recebe R$ 100 mensais de incentivo para realização das atividades. Pelo menos duas vezes por semana, eles vão a campo para o contato direto com os mineiros, além das outras atividades em laboratório.

O trabalho para conscientiza-ção dos mineradores e famílias das duas cidades onde há maior número de minas para extração de peças de calcário, Nova Olinda e Santana do Cariri, foi iniciado há cerca de um ano. E nesse período, os três jovens bolsistas do CNPq, desenvolveram trabalhos relacionados às atividades de um profissional da Paleontologia, todos orientados pelo coordenador geral do projeto e do Geopark Araripe, professor Idalécio Freitas.

A estudante Francisca Eliamara Freire integrou a equipe dos jovens paleontólogos. Ela destaca a oportunidade de aprendizado e a receptividade dos mineradores. "Eles reuniam as peças e quando a gente chegava, iam repassando. Já conheciam a gente", diz ela. Para a estudante, o grande objetivo do trabalho foi atingido, de conhecer e fazer conhecer a realidade da ciência e como isso se dá no campo, com a coleta de um material que servirá para saber mais sobre a terra. "Eles compreenderam a mensagem", afirma.

Segundo Ypsilon Félix, o Projeto Jovens Paleontólogos vem sendo desenvolvido por meio da Universidade Regional do Cariri (Urca), e Geopark Araripe. Ele destaca o bom resultado do trabalho, que envolveu não apenas os mineradores, mas as famílias dos doadores. João Neto, de 30 anos, será premiado o maior doador de fósseis do Cariri. Conforme Félix, talvez até do Brasil.

"Se o projeto não tivesse recolhido para o museu, este material seria perdido, jogado fora, vendido. Enfim, a partir deste diagnóstico conseguimos ter uma ideia da quantidade de material existente na Bacia do Araripe", diz o coordenador. Ele considera extremamente positivo o resultado do trabalho, principalmente pelo número expressivo da peças doadas, e não apenas pelo volume, mas da nova realidade que se configura em relação ao nível de conscientização dos operários das minas.

Participação
Os filhos do maior doador, por exemplo, ajudavam o pai a reunir as peças, que estavam distribuídas em vários espaços de sua casa. "Até mesmo no banheiro ele disse que guardava os fósseis", ressalta Ypsilon. João Neto mora dentro de uma mineradora da cidade de Nova Olinda. Além da comenda, ele receberá um brinde pela sua participação exemplar no projeto.

O material ainda está sendo preparado para a exposição, na próxima semana. Todos os fósseis foram examinados e preparados pelos próprios jovens paleontólogos, e colocados num espaço destinado à reserva técnica, no Museu de Paleontologia.

Acervo
500 fósseis, em média, foram doados por meio do trabalho de conscientização dos jovens paleontólogos nas áreas de exploração de calcário no Cariri.

Mais informações
Museu de Paleontologia de Santana do Cariri
Rua José Augusto, S/N
Região do Cariri
Telefone: (88) 3545.1212

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis