Juazeiro do Norte (CE): Vereadores aprovam três meses de recesso por ano

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou o aumento do período de recesso para os vereadores dos atuais 60 para 90 dias. A emenda constitucional 50, aprovada em 2006, assegurou autonomia para os poderes legislativos estaduais e municipais estipularem o período de recesso, desde que não ultrapassassem o máximo de 55 dias.

A folga maior foi aprovada na última quinta-feira, 25, pelos vereadores do Município, distante 493 quilômetros de Fortaleza, por 16 votos a dois. Houve ainda uma abstenção.

Como estarão de férias durante três dos 12 meses - um quarto do ano - ao final dos quatro anos de mandato, os vereadores do maior município da região do Cariri, no Sul do Ceará, terão trabalhado durante apenas três anos e cinco dias. Serão 360 dias de folga durante a legislatura.

No ano passado, os parlamentares já haviam aprovado o aumento dos próprios salários de R$ 6,2 mil para R$ 10,012 mi, além de verbas extras.

Atenção ás bases
A iniciativa partiu dos vereadores Ronnas Motos (PMDB) e Claudionor Mota (PMN). Como justificativa para aumentar em 50% o período de férias no ano, apontaram a necessidade de os vereadores atenderem às demandas dos redutos eleitorais.

O vereador Tarso Magno (PR), que preferiu abster-se na votação, explicou ao O POVO que o recesso ampliado será “diluído” nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro. No total, deverão os parlamentares deverão ter 30 dias de descanso no meio do ano e 60 dias entre o fim do ano e o início do seguinte.

O POVO tentou entrar em contato com os vereadores Ronnas Motos e Claudionor Mota, mas as ligações feitas para os números de telefones celulares obtidos pela reportagem não foram atendidas até o fechamento desta matéria.

Foto: Agência Miséria

Fonte: O Povo



AddThis