F-1: Vettel vence com folga no Bahrein em corrida desastrosa para a Ferrari

Com um passeio no Bahrein neste domingo, Sebastian Vettel se tornou o primeiro piloto da temporada a conquistar duas vitórias. O alemão da Red Bull venceu praticamente de ponta a ponta e se isolou na liderança do Mundial. Para completar, ainda viu o rival Fernando Alonso ficar longe da briga pelo pódio, em uma prova desastrosa para a Ferrari. O espanhol ficou em oitavo, e Felipe Massa, após sofrer com dois pneus furados, acabou em 15º.

A Lotus de Kimi Raikkonen aproveitou e conseguiu a segunda colocação com uma estratégia de apenas duas paradas. Seu companheiro Romain Grosjean completou o pódio. Alonso chegou a andar em segundo, mas um problema na asa traseira o fez parar nos boxes uma vez mais do que o planejado. O espanhol perdeu posições logo de cara e saiu da briga pela liderança.

Para Massa, a corrida foi ainda pior. Ele esperava ter uma vantagem estratégica por largar com pneus duros, mas não foi isso o que aconteceu. Além de parar na 11ª volta junto com o restante dos pilotos que saíram com compostos mais macios, o brasileiro fez dois pit stops a mais por causa de dois pneus furados.

O pole position Nico Rosberg também teve um dia para se esquecer. Ele já tinha avisado que não teria ritmo para vencer, mas a nona colocação frustrou as suas já modestas expectativas. O alemão perdeu a liderança para Vettel logo na primeira volta, e depois foi ultrapassado por todos os pilotos do pelotão da frente.

A partir daí, Vettel só saiu da liderança para ir aos boxes. Mas, mesmo quando já tinha feito uma parada, o alemão alcançou facilmente o então líder Raikkonen, que ainda não havia feito seu primeiro pit stop por apostar em uma estratégia de apenas duas paradas, enquanto todos os outros fizeram pelo menos três.

O primeiro de todos a parar foi Fernando Alonso, que antecipou sua ida aos boxes por causa de um defeito na asa traseira, que não fechava. Além de ser contra o regulamento andar com a asa aberta fora da zona de permissão, o espanhol perdia pressão aerodinâmica, e por isso foi chamado emergencialmente pela equipe. Chegando lá, os mecânicos apenas deram um tapa na asa, mas não adiantou, e o carro precisou retornar na volta seguinte.

Enquanto Alonso voltava no fundo do grid, Massa lutava pela terceira posição, mas surpreendeu ao antecipar sua parada para a 11ª volta, já que esperava uma durabilidade maior dos pneus duros. Em seguida, um toque em Adrian Sutil danificou sua asa, e os pneus furados arruinaram sua corrida.

A Red Bull não teve nenhum problema nos pits, e Vettel cumpriu sua estratégia de três paradas sem ser ameaçado nem quando fez a sua última, na 42ª volta, quando liderava com folga e voltou em primeiro lugar sem problemas. O alemão só teve o trabalho de "levar o carro para casa", e a briga por posições nas últimas voltas se resumiu à disputa pela terceira posição, entre Romain Grosjean e Paul di Resta.

Depois da vitória no Bahrein, Vettel somou 77 pontos na classificação, e já não vê Alonso como seu principal rival. Antes tido como azarão, Kimi Raikkonen se consolidou como candidato ao título com mais um pódio no Bahrein e segue na cola do alemão, com 67 pontos. A próxima etapa da Fórmula 1 será em Barcelona, no dia 12 de maio.

Resultado final do GP do Bahrein:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus)
4. Paul di Resta (ESC/Force India)
5. Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
6. Sergio Perez (MEX/McLaren)
7. Mark Webber (AUS/Red Bull)
8. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
9. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
10. Henson Button (ING/McLaren)
11. Pastor Maldonado (VEN/Williams)
12. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
13. Adrian Sutil (ALE/Force India)
14. Valtteri Bottas (FIN/Williams)
15. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
16. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
17. Charles Pic (FRA/Caterham)
18. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
19. Jules Bianchi (FRA/Marussia)
20. Max Chilton (ING/Marussia)
21. Giedo van der Garde (HOL/Caterham)
NC. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)

Fonte: UOL



AddThis