Chuvas ainda não renovaram o volume hídrico nos açudes no CE

Mais chuvas estão previstas para os próximos três dias, de forma isolada, no Estado do Ceará, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As maiores precipitações foram registradas no Litoral de Fortaleza e litoral Norte. Em Senador Sá choveu 106 milímetros. A segunda maior chuva foi registrada no município de Potiretama, na região jaguaribana, com 56 mm. Ontem, choveu em 66 municípios do Ceará, com registros de precipitações em todas as regiões cearenses.

Segundo o boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh), os reservatórios do Estado, divulgado na manhã de ontem, mesmo com as chuvas do final de semana, praticamente não alteraram o volume total armazenado, que é de 43,96%. O maior volume de chuvas ocorreu no litoral do Jaguaribe, onde têm sido registradas as maiores precipitações deste ano até agora.

Maior umidade
Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, as chuvas dos próximos dias não devem se prolongar muito e poderão estar direcionadas ao litoral, Jaguaribe, Ibiapaba, Cariri e com possibilidades em outras regiões do Estado. No Cariri, uma das áreas de maior umidade do Estado, foram registradas chuvas isoladas, sendo a maior parte do tempo de estiagem. Conforme o técnicos, essa realidade está associada ao prognóstico divulgado desde o começo do ano, e continua até o final da fase do inverno no Ceará, no mês de maio.

As chuvas que deverão ser registradas nas próximas 24 horas, conforme Raul Fritz, não são muito intensas, mas virão acompanhadas de ventanias. Mesmo com uma previsão desfavorável em relação à continuidade das precipitações, de forma regular, as chuvas localizadas poderão auxiliar em melhores condições de armazenamento. "Podemos perceber que, mesmo com a realidade de chuvas isoladas, com períodos ensolarados mais longos, as chuvas têm oferecido melhores condições ao armazenamento de água", afirma.

Essa realidade para os agricultores, segundo o secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, José Hildo Silva, não tem sido tão importante no que se refere a agricultura, por conta das chuvas tardias, vindo em maior volume depois do Dia de São José, no 19 de março. Mas ele destaca, principalmente, às melhores condições de acumulo nos barreiros e cisternas. A grande preocupação também estava relacionada a setores como a pecuária, já que muitos animais morreram de sede e fome em toda a região.

A Funceme atribui as chuvas registradas no Estado à elevada umidade relativa do ar e a um canal de nebulosidade que está próximo a costa do Nordeste, favorecendo a formação de nuvens, podendo ocasionar precipitações. As maiores registradas até o momento no Cariri aconteceram nas cidades de Crato e Milagres, com 130mm e 103mm, respectivamente, além de 100 milímetros em Juazeiro do Norte.

Afogamento
Em Milagres, onde foram registrados 103 milímetros, há cerca de 15 dias, um rapaz de 22 anos morreu afogado de madrugada, no momento em que tentava atravessar um bueiro. Pelo menos 50 pessoas ficaram desabrigadas e o prefeito local, Hellosman Sampaio, decretou estado de calamidade. Várias ruas ficaram destruídas.

Em Juazeiro do Norte, áreas da cidade ficaram prejudicadas e os problemas de infraestrutura pioraram nos bairros. O prefeito local, Raimundo Macedo, decretou estado de emergência.

Para o meteorologista, no Cariri, região onde são registradas as primeiras chuvas no estado, há uma situação favorável, relacionada a umidade do ar e também aos ventos, proporcionada pela Chapada do Araripe. "Os ventos convergem, facilitando a formação de nuvens de chuva na região", explica.

Dos 66 municípios do Estado onde foram registradas precipitações, 23 ocorrências na área jaguaribana e 18 no litoral de Fortaleza. A expectativa dos pequenos produtores pode não se confirmar quanto a um bom inverno neste ano.

Mais informações
Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme)
Telefone: (85) 3101.1117
Cogerh
Telefone: (85) 3218.7020

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis