Crato (CE): Aula show reúne criadores

Cerca de 80 criadores participaram da aula-show sobre adestramento de cães, realizada no último sábado, no estacionamento dos Mercadinhos São Luiz, deste município. Na ocasião, eles puderam tirar dúvidas relacionadas às leis de proteção animal, aos cuidados com os cães e gatos, alimentação, higienização, liderança e até o controle de natalidade.

O evento foi uma realização do Diário do Nordeste (Página de Bem-estar Animal/Blog Bem-Estar Pet), em parceria com a Guabi, Mercadinhos São Luiz, J.A. Comercial Ltda, Grande Cariri Kennel Clube (GCKC) e Associação de Proteção à Vida (Aprov). No local, João Alberto, gerente regional dos Mercadinhos São Luiz e Márcio Machado, supervisor de vendas da J.A Comercial na região Sul do Ceará, deram as boas vindas aos participantes. A finalidade do evento foi conscientizar os donos dos animais para a guarda responsável e o bem-estar dos pets.

Para divulgar suas ações e promover a proteção à vida dos animais, a Associação de Proteção à Vida (Aprov) fez uma explanação a respeito da posse responsável e o controle de natalidade da população de cães e gatos, além de um alerta sobre os constantes casos de envenenamento de gatos e maus-tratos, inclusive dos animais de tração, que na região é muito frequente. Segundo a presidente da Associação, Antonia Ferreira Lima, diariamente, a instituição, que não tem fins lucrativos, recebe diversas ligações de denúncias e orienta para que as queixas sejam encaminhadas às Delegacias de Polícia Civil, onde deve ser registrado Boletim de Ocorrência. Ela disse que é necessário haver uma legislação mais rigorosa para que as pessoas que cometem crimes nesta categoria sejam efetivamente punidas. "A partir do momento em que estamos participando de um evento como este, a gente busca novos parceiros e ajuda a proteger os animais, através da conscientização da população", revela.

Como parte da campanha de arrecadação de fundos para a construção da sede da instituição, a Aprov montou um stand, onde os visitantes puderam adquirir bótons, camisetas e quadros. A Organização Não Governamental promove projetos e ações que visam à preservação, recuperação e proteção física e psicológica dos animais.

Na aula-show, a veterinária da Guabi, Renata Meneses deu algumas dicas para que os criadores proporcionem maior qualidade de vida aos seus animais de estimação. De acordo com ela, cuidados básicos como a vacinação, alimentação adequada e higienização proporcionam longevidade e bem-estar, controlar endoparasitas e ectoparasitas. "Cada fase da vida animal tem uma necessidade específica. As aulas shows como essas são importantes porque os proprietários passam a conhecer um pouco mais sobre o bem-estar de seus animais", revela.

Para dar orientações sobre adestramento animal, o criador de diversas raças e membro do Cariri Grande Kennel Clube (CGKC), André Saretta, ministrou uma palestra sobre "Como ser líder do cão". Para demonstrar as técnicas de obediência, ele levou seu rottweiler Kiron. O momento foi marcado por perguntas dos criadores. Já a jornalista e editora de Regional e Bem-Estar Animal do Diário do Nordeste, Valéria Feitosa, mostrou como é possível diagnosticar se os cães e gatos estão em condições de bem-estar estar.

Logo após houve distribuição de brindes da Guabi. Este ano, a aula-show já aconteceu também em Fortaleza, no primeiro semestre, quando foram promovido oito encontros, com a participação de mais de 200 criadores. De acordo com Valéria Feitosa, é importante divulgar o que é o bem-estar animal, para as pessoas ficarem mais comprometidas com o respeito aos direitos de todas as espécies, especialmente cães e gatos.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis