Só no Crato mesmo Nº 1* - Por: Jacques Boris


Esta foto foi batida pela Professora, Poetiza e Escritora Claude Bloc, que por sinal é minha irmã, recentemente recebeu o Título de Imortal do ICC." Instituto Cultural do Cariri" Agora vejamos qual era a sua preocupação em ver esse começo de construção em uma casa histórica do século passado no centro da cidade, precisamente na Praça da Sé. A Claude Bloc adentrou na construção, e la lhe foi revelada que era apenas uma reforma, mas a frente da casa seria preservada.

Me fez lembrar da minha querida cidade adotiva Maranguape, que certa vez eu Jacques Boris para o Crato,  la sou conhecido como Daniel Boris, também preocupado com os predios históricos da Cite, fui as autoridades competentes e explanei a minha aflição sobre os maus tratos e conservação dos predios histórico, discutimos, fizemos reuniões com o Prefeito e  a Secretária de Cultura, por fim, foram tombados alguns prédios e restaurados, que hoje um deles e a Sede de Cultura de Maranguape, e ainda fiz dez (10) quadros desses casarões históricos a preço de custo que ainda hoje se encontram no Museu da cidade.

Agora para minha surpresa vejo isso... toda a frente da casa foi derrubada, e nem ai para História da cidade.Só no Crato mesmo.



Um crime contra o patrimônio histórico do Crato, como também foi feito com o antigo Hotel Crato, que era um cartão postal, isso com consentimento das autoridades compententes, se assim não o fosse, teria sido embargado.

Caro leitor não tou escrevendo isso para enaltecer minha irmã Claude Bloc ou a mim, simplesmente estou jogando a responsabilidade para o poder público e a sociedade em geral, sei que no município existem leis que impedem esses absurdos,basta usar, sem olhar para quem é o dono da construção, e nós como sociedade temos o direito e dever de exigir e cobrar que se cumpra a lei.

A expeculação imobiliária do Crato é cruel, e esta sendo feita as caras, sem temer o código penal da lei.

*Jacques Boris é artista plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis