Eleições 2012: Justiça cassa registros de candidatos do Cariri

O candidato a prefeito da cidade de Nova Olinda, Ronaldo Sampaio (PSD), e o vice de sua chapa, Elísio Manoel Galdino, tiveram registro de candidatura cassado, por determinação da juíza eleitoral da 53ª Zona, Raquel Colares dos Santos Linard. A decisão saiu no final da tarde do último domingo.

No início da tarde de segunda-feira, o juiz da comarca vinculada da cidade Granjeiro, Gúcio Carvalho Coelho, concedeu medida cautelar de afastamento do prefeito municipal, Emanuel Clementino. Além dele, foram afastados o chefe de gabinete do Município de Granjeiro, José Wilson Ferreira, o ex-tesoureiro e atual candidato a prefeito, José Rodrigues dos Reis, e outros cinco servidores públicos.

Eles são acusados de integrar um esquema de desvio de recursos públicos, através de superfaturamento e fraudes em obras públicas. Em Nova Olinda, a decisão foi tomada pela juíza, motivada por denúncias de abuso de poder praticado durante a festa do padroeiro da cidade, São Sebastião, em janeiro deste ano, na gestão do atual prefeito.

O candidato a prefeito de Nova Olinda foi presidente do Legislativo local, na atual gestão, e conta com o apoio do atual prefeito da cidade e primo, Afonso Sampaio, que também está implicado na sentença como inelegível pelos próximos oito anos.

Multa coletiva
Além dele, também estão implicados como inelegíveis e condenados ao pagamento de uma multa coletiva no valor de R$ 30 mil, por litigância e má fé, a secretária de Cultura, Wildiane Sampaio, e os radialistas Francisco Ramilson da Silva e Carlos Erivelton Duarte da Silva. Mais de três mil pessoas foram às ruas da cidade comemorar o afastamento do candidato.

O clima político em Nova Olinda esquentou nas semanas que antecedem às eleições, com a necessidade de reforço policial. Todos os candidatos ao Executivo têm parentesco com o atual prefeito.

O clima de rivalidade é tenso. A chapa da oposição é composta pelos candidatos Gerlânio Sampaio (PSB) e Jaques Brito. Os outros candidatos deverão entrar com recurso da decisão, a uma semana apenas das eleições municipais.

A chapa do candidato da cidade de Granjeiro não poderá inserir outro nome, por estarmos a menos de uma semana das eleições. Portanto, o candidato não poderá fazer campanha eleitoral. O processo contra o candidato foi movido por meio de ação do Ministério Público Estadual do Ceará (MPE-CE). O esquema vem sendo investigado também pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará. A justiça determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal dos envolvidos .

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis