Cidades cearenses ganharão minibibliotecas

Parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Embrapa Informação Tecnológica vai levar conhecimento, por meio da instalação de minibibliotecas, aos agricultores familiares de 185 municípios de 14 Territórios da Cidadania no Semiárido. O edital, fruto do Brasil Sem Miséria, foi publicado em 17 de setembro. Nele é possível conhecer a lista de completa das cidades e as outras condições do processo. O Ceará será contemplado com a inclusão de 35 cidades.

Podem participar órgãos ou entidades da administração direta e indireta, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, associações de agricultores, sindicatos, cooperativas rurais e outras entidades privadas sem fins lucrativos. Eles têm até 19 de outubro para enviar projetos que contemplem o uso das minibibliotecas para incentivo à leitura e inclusão produtiva, como cursos técnicos e profissionalizantes.

O acervo de cada minibiblioteca é composto por 120 títulos de publicações impressas, com um exemplar de cada, oito CDs contendo 80 reportagens do programa “Dia de Campo na TV” e 160 programas de rádio “Prosa Rural”, além de um kit expositor para acondicionamento destes produtos. Por meio delas, o governo federal ajuda a solucionar problemas que os agricultores familiares enfrentam para produzir mais alimentos e para melhorar a qualidade desses produtos, garantindo a segurança alimentar e nutricional da família e ampliando a renda. O conteúdo aborda tecnologias de baixo custo e de fácil aplicação pelos produtores.

Segundo o coordenador-geral de Fomento à Produção para o Autoconsumo do MDS, Milton Nascimento, o material fornece suporte para os técnicos e para a população rural. “São informações técnicas básicas, que podem melhorar a produção e diminuir perdas, em linguagem acessível aos agricultores familiares”, afirma. Serão selecionados 175 projetos. O edital pode ser acessado AQUI.

Fonte: O Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis