Circuito Patativa vai a mais 12 municípios do Cariri

Para levar espetáculos teatrais a 12 municípios da região do Cariri Oeste, está sendo realizado o Circuito Patativa do Assaré. Ao todo, serão mais de cinco grupos regionais de teatro que irão apresentar-se em locais distintos. Nesta etapa, que teve início no último dia 17 de setembro e permanecerá até a segunda quinzena de outubro, a expectativa é que cerca de 1.800 pessoas, entre crianças, jovens e adultos confiram as diversificadas exibições programadas. O circuito acontece através de uma parceria entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e as Secretarias Municipais de Cultura.

Na cidade de Farias Brito, o grupo Armadilhas Cênicas exibiu, a peça Terreiros de Histórias. O espetáculo aborda os contos e causos populares de forma cômica e educativa.

Já no último dia primeiro, o município de Lavras da Mangabeira recebeu a Companhia de Teatro Mandacaru, que mostrou a peça infantil "O reino maluco de Branca de Neve". As cenas contaram a tradicional narrativa da personagem, trazendo a interação do público com os momentos do ato. No dia seguinte, foi a vez da plateia de Salitre conferir a abordagem.

O Circuito Patativa do Assaré, que teve início ainda em 2011, nas unidades do Sesc em Crato e Juazeiro do Norte é uma homenagem ao grande poeta brasileiro Patativa do Assaré. O projeto pretende valorizar e descentralizar a cultura local, levando aos palcos um apanhado das obras de grupos teatrais que representam a cultura popular brasileira.

Visualização
Até agora, a ação já contemplou 23 municípios, com mais de 15 manifestações diferentes. Em edições anteriores, a mostra formou novos críticos de artes e construiu uma infinidade de perspectivas sobre os trabalhos dos artistas. Para o técnico de Cultura do Sesc, Salmo Brito Vitorino, o Circuito Patativa do Assaré é uma porta que permite ao público visualizar as artes de uma forma ampla. Ele conta que é preciso incentivar ações deste tipo. "Com a mostra, a gente consegue permear o imaginário dos nossos públicos, oportunizando um vislumbre maior de divertimento e dos prazeres que o teatro permite. Estamos fugindo dos sistemas comuns de músicas de massa e bebedeiras, ainda muito comum em cidades pequenas", revela.

Através das apresentações, o Sesc está ampliando o acesso aos bens culturais da região. Além de permitir discussões, trabalhos, novos experimentos e o intercambio entre atores, diretores e grupos de teatro. A ação auxilia no fomento a produção cultural e contribui com o processo global de educação, onde está criando condições para que as artes tornem-se instrumentos de transformação dos envolvidos com ela.

Nesta edição, até agora, o Circuito Patativa do Assaré já visitou as cidades de Araripe, Altaneira, Santana do Cariri, Assaré, Pontengi, Farias Brito, Salitre e Lavras da Mangabeira. Estão previstas apresentações para os municípios de Campos Sales, Crato e Nova Olinda, porém a programação ainda está sendo elaborada. Em todas as localidades o público é receptivo ao evento, geralmente, os espaços onde as peças são executadas ficam lotados, demonstrando o quanto a população, mesmo diante da carência de espetáculos, valoriza esse tipo de atividade, apesar que alguns locais não dispõem das vias de acesso necessárias, como o incentivo e infraestrutura. A seleção das produções teatrais teve como critério as apresentações de rua, por terem maior facilidade de articulação nas cidades.

Já os temas dos espetáculos ficou por conta das companhias, que tiveram livre escolha. Neste ano, a proposta está sendo a de levar as cenas inéditas para cada comunidade contemplada, através do Programa Cultura.

Entre as peças de maior destaque está a "Comédia da Maldição, da Cia Cearense de Teatro Brincante. O espetáculo já participou do projeto Palco Giratório, que é realizado nacionalmente pelo Sesc.

O ato é escrito em versos populares característicos dos cantadores nordestinos. Outra produção em evidência é "O avental todo sujo de ovo", do grupo cratense Ninho de Teatro.

A peça conta a história de um jovem que vai embora de casa e retorna após 18 anos como travesti. O drama familiar, com elementos cômicos, demonstra a frustração dos pais e a insatisfação do filho quanto ao seu lugar de origem e a aceitação de sua opção sexual pela população.

Todos os espetáculos do Circuito Patativa do Assaré são gratuitos. O acesso aos locais das apresentações está sendo mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será repassado às vítimas da estiagem ocorrida neste ano, através do programa Mesa Brasil.

Atração
23 Municípios do Interior do Estado já foram contemplados com a programação do Circuito Patativa do Assaré, que leva teatro, música e lazer para os moradores

Mais informações
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Rua André Cartaxo,423
Centro - Crato
Região do Cariri
Telefone: (88) 3523.4444

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis