Setor de informática estabiliza-se no Cariri

Com cerca de 40 lojas que prestam serviços e vendem produtos de informática, no Cariri, esse segmento vem se mantendo estável nos últimos dois anos. Entretanto, a chegada e instalação de grandes redes varejistas, que revendem esses produtos, afetou a saída das mercadorias nos estabelecimentos especializados. Na região, as vendas dos equipamentos são maiores entre setembro e dezembro, quando as empresas atingem os limites de isenção de uso de máquinas, orientados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Além do período natalino, em que a economia é aquecida pela entrada do 13º salário, neste período, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), há uma ampliação de 10% das negociações. Neste ano, os comerciantes esperam manter a porcentagem.

Empresários já enxergam possibilidades de crescimento para os próximos anos. Mas, segundo eles, no momento, o importante é o associativismo. "Precisamos reforçar a imagem da venda nas lojas especializadas", disse o diretor comercial da World Micro Informática, Michel Araújo.

Para que hajam ações de compra e marketing coletivas, a expectativa é que, até janeiro de 2013, o Sebrae forme uma grande rede entre os comerciantes regionais especializados em informática. O objetivo é diminuir os custos e ampliar a concorrência com as lojas varejistas.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis