Curso de Jornalismo da UFCA lança jornal e revista com destaque para o Cariri

Foi lançado na noite desta segunda-feira (4), no auditório da Universidade Federal do Cariri (UFCA), os dois primeiros exemplares da revista “Caracteres” e a primeira edição do jornal “Entrelinhas”, produzidos ao longo de três anos por estudantes do curso de Jornalismo durante Laboratório de Jornalismo Impresso.

Um dos orientadores do Laboratório, professor José Anderson Freire Sandes, destacou que os produtos tiveram ampla discussão com os estudantes, “desde a escolha do nome, linha editorial, pauta, fontes, apuração, imagens, até o texto final da revista”. Ele enfatiza que o “principal traço das duas publicações é a revelação da riqueza e da multiplicidade cultural do Cariri. Ao lado do Cariri do passado, criado pela força do discurso religioso, das romarias, dos cordéis, da xilogravura, do Padre Cícero, descobrimos o outro Cariri, onde fatos do passado se mesclam com o presente”.

A professora orientadora da disciplina dos conteúdos visuais e gráficos, Juliana Lotif avalia que o design da revista busca integração entre os textos e os elementos gráficos que compõe as entrevistas, reportagens e perfis. “Trabalhamos muito os espaços brancos como composição das matérias, o que valoriza as imagens e elementos visuais”, explica.

Já o jornal Entrelinhas, complementa Sandes, é totalmente voltado para o cotidiano de Juazeiro. “Mobilidade urbana, crescimento imobiliário desigual e desordenado, Juazeiro sob o olhar radical do skatista, mulheres cordelistas e feministas, perfis e entrevistas com uma multiplicidade de personagens da região estão contidos na edição”, pontua. A partir dos acontecimentos selecionados, os repórteres foram além da notícia, “buscando a contextualização, interpretação e investigação”, finaliza Anderson.

O jornalista recém-formado, Francisco Mário, conta que “escrever para revista Caracteres, foi uma interessante oportunidade de observar a Região do Cariri por meio de suas diferentes peculiaridades. Cada sessão apresenta vivências e esforços coletivos, na busca de concretizar um bom trabalho jornalístico. Essa experiência laboratorial nos antecipou e encorajou a desenvolver habilidades práticas e reflexivas por meio do jornalismo”.

O coordenador do curso, professor Edwin Carvalho observou que o Jornalismo é uma atividade que requer conhecimento técnico, além, claro, da formação humanística. Para ele, a revista Caracteres e o jornal Entrelinhas “são oportunidades de prática jornalística que se aproximam do que os futuros profissionais irão desenvolver no mercado de trabalho”. Ele ressalta que o projeto é uma experiência que permite ao estudante a chance de elaborar publicações que transmitam o esforço da universidade em contribuir para a construção do Jornalismo crítico, reflexivo e com qualidade técnica.

Nesse sentido, Carvalho lembrou que as novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Jornalismo (aprovadas em 2013) enfatizam a necessidade de ampliação das atividades práticas nos cursos de graduação. “Reformulamos o Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo da UFCA, permitindo que os alunos possam desenvolver atividades práticas já a partir do segundo semestre. Criamos novas disciplinas e laboratórios práticos, como o de Assessoria de Imprensa, porque acreditamos que o mercado de Comunicação na região do Cariri é carente de profissionais qualificados na área”, finalizou o coordenador.

Saiba mais
Ao todo foram publicados 500 exemplares de cada edição da Caracteres (2013 e 2014) e 500 tiragens do jornal. Neste semestre serão lançados mais uma edição da revista e duas edições do Entrelinhas.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis