Juazeiro do Norte (CE): Encontro de mestres da tradição tem início nesta segunda (11)

O Ciclo de Encontros e Partilha de Saberes de Mestres da Tradição acontece de 11 a 14 e 25 a 28  de abril de 2016, no Centro de Arte, Cultura e Educação Marcos Juciê, Avenida José Sampaio Luz, 327, Juazeiro do Norte, CE.

O Encontro é uma das ações do projeto Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos – resultante da parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) com o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Políticas Culturais (SPC).

O primeiro dos Encontros programados, na região do Cariri Cearense, na cidade de Juazeiro do Norte, tem por finalidade dar visibilidade à produção dos Mestres e Brincantes de tradição no Cariri, estimulando a vitalidade de suas práticas culturais, a transmissão e partilha de saberes no âmbito intergeracional, bem como o registro das formas expressivas do patrimônio imaterial.

PROGRAMAÇÃO

11 e 12 de abril  .  08h às 12h
Mestra VICÊNCIA
saber: Cantos,  Entremeios e Tradições
Vicência Lima Gomes é fundadora do Reisado Cosme e Damião com sede no Bairro Triângulo em Juazeiro do Norte. Seu Reisado mantém a linha da tradição em que o sagrado se imprime nas brincadeiras em louvação à Nossa Senhora das Dores, em procissões, datas festivas do Padre Cícero e renovações do Sagrado Coração de Jesus.

13 e 14 de abril  .  08h às 12h
Mestre Cachoeira &  Mestre  Expedito

Saber: Palhaço Mateus
Mestre Cachoeira é o mais antigo palhaço Mateus do reisado caririense e grande conhecedor da vivencia dos diversos grupos da tradição, além de exímio repentista e memorialista da tradição popular.
.......................
Mestre Expedito é conhecedor da musicalidade das diversas manifestações culturais da região. É pifeiro, Mateus, brincador de reisado e mestre da banda cabaçal Santo Expedito, fundada em 1901 por João Marques de Souza.

25 e 26 de abril  .  08h às 12h
Mestre Nena  & Mestra Maria
Saber: Bacamarteiros
Francisco Gomes Novaes, o Mestre Nena, fundou o grupo  Bacamarteiros da Paz no ano de 2006. Em suas práticas, vivencia o reisado, a banda cabaçal e o palhaço Mateus.
.......................
Mestra Maria é participante do grupo Bacamarteiro Padre Cícero, estando ligada à gênese dos bacamarteiros e sua mística nas festas populares. Vivencia o maneiro pau Padre Cícero, tido como um dos mais tradicionais do Cariri.

27 e 28 de abril  .  08h às 12h
Mestre Bigode  & Contra Mestre Antonio  Evagelista
Saber: Maneiro Pau
Manoel Antônio da Silva, o Mestre Bigode nasceu em Iguatu, vindo em busca de melhores dias para Juazeiro aos 19 anos. Autodidata em relação ao Maneiro Pau, forma um grupo nos anos 60. Logo depois cria o grupo de bacamarteiros que foi extinto pela polícia e reativado em 2008. Casado com dona Maria Cecília da Silva – mestra por excelência – continua a bater o pau e dar tiros para embelezar o mundo.
.......................­­
Antônio Evangelista é contramestre do Maneiro Pau Padre Cícero, sendo também cordelista, repentista e músico de vários instrumentos.

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis