Crato (CE): Sistema Municipal de Cultura está sendo viabilizado

Dane de Jade, secretária de Cultura do Crato
A Prefeitura do Crato através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) está trabalhando para viabilizar o Sistema Municipal de Cultura, instrumento, segundo a secretária Dane de Jade, que possibilitará o Crato ter condições de articulação das políticas públicas na área.

Segundo Dane de Jade “é  o sistema que vai regular a situação da Secult  no âmbito do município, e que terá ligação e articulação com os sistemas estadual e  nacional de cultura”, afirmou.

Dentro dessa lógica de funcionamento a cultura vai ter um avanço na discussão e articulação nas políticas culturais já que  possibilitará a construção de uma política cultural consistente, amparada na lei, e composta pelo conselho municipal de cultural, fundo municipal de cultura e o plano municipal.

Dane destaca que o sistema ainda não foi operacionalizado pois precisa de algumas ações do Governo Federal que ainda não se consolidaram, mas mesmo assim o Crato já saiu na frente para mobilizar a área cultural e organizar o sistema municipal.

“Isso é para logo, quando o Governo Federal através do Ministério da Cultura vai concluir todo esse processo em parceria com estados e municípios”, afirmou Dane de Jade.

Com relação ao Crato em 2014 foi aprovada a lei que cria o Sistema Municipal de Cultura, ou seja, quando o sistema tiver sendo operacionalizado o Município do Crato vai estar na frente já que a partir desse ano o sistema municipal de cultura do Crato vai estar em pleno funcionamento.

No primeiro semestre deste ano a Secult Crato estará estruturando o Conselho Municipal de Cultura que contará com a participação de 13 membros efetivos e 13 suplentes. Uma equipe do Ministério da Cultura vai acompanhar todo o processo para retomada do conselho de cultura, com caráter deliberativo e consultivo e vai passar por duas instâncias: poder público e sociedade civil.

Avaliação de Dane de Jade
Segundo a secretária Dane de Jade, mesmo com a morosidade característica do serviço público brasileiro, a criação dos sistemas municipais de cultura é fundamental por se tratar de uma política que vem para agregar e facilitar as políticas públicas de cultura.

“Temos que trabalhar na área da cultura como se trabalha na saúde e educação, com seus recursos e estrutura organizados”, explica,  lembrando que a cultura não pode ser tratada apenas como gasto mas como uma necessidade e uma prioridade.

Segundo Dane de Jade a cultura não é um evento apenas, ou festas ou shows, mas a transformação da vida social e cotidiana de uma cidade e tão importante quanto saúde.

“Quando uma pessoa está bem, com saúde, com seus direitos garantidos, ela vai a uma cinema, ao teatro,  vai dançar, e isso faz parte da vida das pessoas”, afirma.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis