Derrubada da rotulagem de alimentos transgênicos: saiba como cada deputado cearense votou

A bancada patronal na Câmara dos Deputados venceu mais uma batalha. O grupo de deputados federais que representa os interesses do agronegócio aprovou na última terça-feira (27) um projeto de lei que dispensa as indústrias de informarem no rótulo se o produto comercializado tem origem transgênica.

Nada menos do que 320 parlamentares votaram favoravelmente ao PL 4148/2008, do ruralista Luiz Carlos Heinze (PP-RS). Outros 120 deputados recusaram a proposta. O texto derruba a atual lei, de 2003, que estabelece a obrigatoriedade dessa informação por meio de um símbolo estampado no rótulo: um T amarelo.

Apenas as bancadas do Psol, PCdoB e PTC votam em bloco contra a mudança. No PV, Evair de Melo (ES) disse sim. O PT, dono da maior bancada da Casa, rejeitou a mudança, mas José Guimarães (CE) e Luiz Sérgio (RJ) acompanharam o voto dos conservadores, enquanto Merlong Solano (PI) preferiu se abster. No PSDB, apenas três parlamentares disseram não à mudança: Bruno Covas (SP), Daniel Coelho (PE) e Otávio Leite (RJ).

Para os críticos, a proposta fere o direito do consumidor que prefere não consumir produtos que tenham passado por modificação genética. O texto será, agora, apreciado pelo Senado.

Veja como cada deputado cearense votou:

Adail Carneiro (PHS) Sim
Arnon Bezerra (PTB) Sim
Chico Lopes (PCdoB) Não
Danilo Forte (PMDB) Sim
Domingos Neto (PROS) Sim
Gorete Pereira (PR) Sim
José Airton Cirilo (PT) Não
José Guimarães (PT) Sim
Luizianne Lins (PT) Não
Macedo (PSDB) Sim
Moroni Torgan (DEM) Sim
Moses Rodrigues (PP) Sim
Odorico Monteiro (PT) Não
Raimundo Gomes de Matos (PSDB) Sim
Ronaldo Martins (PRB) Sim

Fonte: Carta Capital

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis