Crato (CE): Projeto para reforma dos museus em fase de finalização

Está na fase de finalização um convênio do Governo Municipal do Crato com o IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus. O objetivo do projeto é a requalificação dos museus de Arte Vicente Leite e o Histórico J. de Figueiredo Filho, ambos localizados na Praça da Sé, no Centro da cidade do Crato.  A verba no valor de R$ 426 mil já foi aprovada e contemplará a modernização dos - prédios, que estão fechados há oito anos.

A secretária de Cultura do Município Dane de Jade, informou que pelo fato dos prédios já pertencerem ao patrimônio do Estado do Ceará e estarem em fase de tombamento pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, requer o preenchimento de várias exigências, dentro de um processo burocrático, para a liberação da verba e execução do projeto.

Uma das dificuldades encontradas foi providenciar a escritura do prédio, que não tinha. "Após o envio do documento para o IBRAM foi solicitado o aumento do prazo para não perder os recursos, disse Dane, ressaltando ainda que recentemente participou de uma reunião com o Superintendente do IPHAN no Estado do Ceará, Murilo Cunha, onde ele está dando todo apoio e até cedendo profissionais como arquitetos, o que transmite a esperança que em breve este convênio será assinado. A Casa de Câmara e Cadeia, que abriga os museus, é o único prédio tombado pelo IPHAN no Cariri, mesmo que no momento em caráter provisório.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis