A corrupção do Brasil é inexplicável, diz Mujica a jornal

Em Buenos Aires para lançar seu livro “Uma ovelha negra no poder”, o ex-presidente do Uruguai José Mujica falou ao jornal “El país” sobre a corrupção no Brasil, a qual considerou “inexplicável”. Na entrevista desta quarta-feira, Mujica voltou a comentar o risco que acredita ser o envolvimento da vontade de ganhar dinheiro com a política. Para ele, esse acontecimento “mata a esquerda”:

— Por que a corrupção se prolifera tanto? Parece sensato que gente com 60, 70 anos se emporcalhe com pesos imundos se sabem que tem pouca vida pela frente? O desejo de ter dinheiro pode ser uma ferramenta de progresso no mundo comercial, onde há riscos empresariais, mas quando isso se estende para a política, estamos fritos. Aconteceu na Itália, em parte da Espanha e no Brasil é inexplicável. Aqui na Argentina o vice-presidente está sendo processado.

Perguntado sobre ter declarado em seu livro que no Brasil parecia impossível fazer política sem ceder a corrupção, Mujica citou a relação do governo com os partidos:

— A democracia moderna é muito cara no Brasil. O país é muito grande, tem Estados que são como países. Ali há partidos locais e o que ganha o governo nacional tem que se comprometer com eles. Aí começa tudo.

Essa não é a primeira vez que Mujica critica a corrupção e a política brasileira. Em abril, durante entrevista à BBC, o ex-presidente afirmou que algo doentio acontecia na política do Brasil. Mujica também comentou a relação do executivo com os partidos e disse que os governos faziam o “impossível” para conseguir a maioria parlamentar. Durante a entrevista, o ex-presidente iniciou as críticas ao envolvimento da política com o dinheiro no país.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis