Crato (CE): Secretaria de Saúde realiza neste sábado (9), dia D de vacinação contra a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe teve inicio na última segunda-feira, 4 em todo o país e tem como público alvo: idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, mulheres que tiveram filho recentemente, gestantes, trabalhadores da saúde e doentes crônicos que tenham indicação médica.

No município do Crato a vacina se encontra disponível em todos os postos de saúde visando uma maior comodidade para a população durante toda a campanha que se estende até o próximo dia 22.

Amanhã, sábado, dia 9, será o Dia D de combate a Gripe e todos os postos estarão abertos.  Na zona urbana  as vacinas serão disponibilizadas das 8h as 17h e  na zona rural das 8h as 13h, sendo importante ressaltar que a Secretaria de Saúde do Crato estará com postos volantes na Praça Siqueira Campos e na Capela do Mirandão.

A coordenadora da Imunização da Secretaria de Saúde do Crato Teresa Cristina Brito comunica a população que  a vacina para prevenir a gripe é gratuita e possui alta eficácia  e frisa a recomendação do  ministério da saúde para que as pessoas tomem a vacina o quanto antes, já que o corpo leva até três semanas para produzir anticorpos e a circulação do vírus da gripe aumenta a partir do fim de maio.

O Secretário de Saúde do Crato Lucimilton Macedo convoca a comunidade cratense a comparecer ao posto de saúde mais próximo de suas casas para se imunizar contra a gripe. “Nossa meta é vacinar 29.764 pessoas, por isso estamos com equipes preparadas nos Postos e no sábado Dia D  também com postos volantes”

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O nível de transmissão é alto com tendência a se disseminar facilmente em epidemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A gripe comum, como é conhecida, pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menos de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis