Crato (CE): CRAS atende população com serviços variados

Em conversa na manhã de terça-feira, 1º, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), a secretária-adjunta da pasta, Ana Lúcia Gomes, explicou como está o andamento dos serviços ofertados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Segundo Ana Lúcia, o equipamento desenvolve um trabalho pautado nas normas da tipificação nacional dos serviços, onde estas estabelecem como se dá o atendimento, qual a faixa etária a ser atendida, entre outros critérios. Este trabalho segue as normativas do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS) como a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS) e a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NOB/RH) do SUAS.

Os CRAS atendem crianças de 0 a 6 anos, onde realizam trabalhos na brinquedoteca. Para as crianças de 7 aos 15 anos, o equipamento trabalha a parte lúdica como o esporte e o lazer. Para os jovens de 15 a 17 anos, são ofertados cursos, oficinas e palestras onde é trabalhada a questão do envolvimento destes na sociedade, a construção de currículos para o mercado de trabalho. Já os idosos recebem cursos, palestras, massoterapia, entre outros serviços.

O município do Crato possui cinco CRAS: o da Vila Alta (que atende os bairros Independência, Socicol, Parque Recreio, e Palmeiral); o do Seminário (atende os bairros Cacimbas, Novo Crato, Franca Alencar, Conjunto IPEC, Conjunto Nossa Senhora da Penha, Misericórdia, Lameiro, Conjunto Vitória Nossa, e Sertãozinho); o do Alto da Penha (que abrange as localidades do Pantanal, Vila Lobo, Mutirão, Pinto Madeira, Romualdo, Baixio das Palmeiras, Baixio do Muquem, e Currais); o da Batateira (atende os Distritos de Ponta da Serra, Santa Fé e Dom Quintino); e o do Muriti (que atende os bairros Barro Branco, São José, Parque Presidente Vargas, Vila São Bento, Sítio Pau, Baixio do Muquem II, e os Sítios Palmeiras, Saquinho e Santa Rosa).

Assessoria de Imprensa / PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis