Joaquim Barbosa afirma que deixa o Supremo tranquilo e com "alma leve"

Depois de participar da última sessão como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou que deixa a Corte tranquilo, com a “alma leve” e sentimento de dever cumprido. Ele diz não ter deixado temas pendentes e elogiou o tribunal por tomar decisões importantes para a democracia brasileira. Barbosa disse ainda ser “pouco provável” que ele ingresse na carreira política com a aposentadoria do Supremo.

Na análise de Barbosa, o período de 11 anos em que esteve no Supremo não foi turbulento. Em relação a conflitos, ele afirma ter comprado briga apenas quando houve “tentativas de desviar-se do caminho correto” da Constituição. “É exatamente aquilo que eu disse hoje na sessão: é importante que o brasileiro se conscientize da importância, da fundamentalidade, da centralidade da obrigação de todos cumprirem as normas, cumprirem a lei, cumprirem a Constituição. Esse é o norte principal da minha atuação. Pouca condescendência com desvios, com essa inclinação natural a contornar os ditames da lei, da Constituição”, disse.

O presidente do STF afirmou ainda que encara a política como objeto de estudo, que ela não tem “essa importância toda” na vida dele e não declarou preferências. “A partir do dia em que for publicado o decreto da minha aposentadoria, exoneração, serei um cidadão como outro qualquer, absolutamente livre para tomar as posições que eu entender necessárias e apropriadas no momento devido.”

Fonte: Correio Braziliense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis