Aluno da Urca sofre preconceito e ameaças de morte

Um aluno da Universidade Regional do Cariri (Urca) sofre ataques de racismo por meio de mensagens de março deste ano, inclusive com ameaças de morte. “Seu desgraçado, se prepare que dessa vez vai acontecer algo pior. Se prepare para morrer”, diz uma mensagem impressa colocada na mochila do estudante.

Em uma pichação no banheiro da Urca há a mensagem “desgraçado, burro”, seguido do nome do estudante que sofre as mensagens racistas. A reitora da Urca, Otonite Cortez, diz que uma comissão apura o caso e presta assessoria jurídica ao estudante, mas afirma que não há provas de que os atos racistas sejam feitos por alunos da Urca.

“Uma das mensagens foi encontrada no caderno do aluno quando ele estava em casa. Não se sabe a procedência. Logo que ficamos sabemos do caso, criamos uma comissão, inclusive com estudantes, para apurar o caso. Também disponibilizamos assessoria jurídica e todo apoio a ele”, explica a reitora.

Ainda segundo a reitora, o estudante solicitou segurança para ir às aulas, após as ameaças de morte. “Infelizmente a segurança não é da nossa competência, mas disponibilizamos tudo o que está ao nosso alcance, inclusive pedimos que ele fizesse um B.O. para que a polícia fizesse a investigação, porque ele só pode prestar queixa nessa caso”, diz Otonite Cortez.

Os estudantes da universidade realizaram um ato de protesto contra as ameaças e ao preconceito sofrido pelo aluno desde março, quando começaram os ataques. Em 28 de março, cerca de 50 alunos marcharam pelas ruas de Juazeiro do Norte com cartazes de mensagens antirracistas.

Em nota, a Urca emitiu uma nota repudiando os crimes raciais. “Somente a ação educativa, de matriz emancipatória, terá o condão de dissipar e, no limite, extinguir o preconceito e discriminação”, diz a nota.

Fonte: G1 CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis