Apenas 32% foram imunizados no CE contra gripe

A menos de dois dias do fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o Ceará ainda está longe de atingir a meta estabelecida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), que é de 80% ou 1.773.271 vacinados. Até o início da tarde de ontem (6), 550.995 pessoas foram imunizadas, o que representa apenas 32% do objetivo.

A coordenadora de enfermagem do Centro de Saúde Escola Meireles, Célia Soares, acredita que o número ainda irá crescer.

"Já tivemos números de 200, 250 doses por dia. Hoje, vacinamos 500 pessoas só pela manhã. Agora à tarde, já foram 300. E isso vai aumentando gradativamente. Neste ano, a procura está sendo bem menor que a do ano passado, mas creio que os números ainda vão subir", avalia Célia Soares.

Crianças entre 6 meses e 5 anos, pessoas com idade igual ou maior a 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional fazem parte dos grupos prioritários.

A professora universitária aposentada Regina Cerqueira, 67, não deixa de tomar a vacina contra a gripe todo ano e garante que se dá muito bem com a dose. "Digo que essa vacina é milagrosa. Eu, praticamente, não gripo mais", garante. Outro exemplo de quem não deixa de se prevenir contra a gripe é o funcionário público aposentado Nei Teixeira, 70. " Não é que eu nunca irei gripar, mas tenho certeza de que, quando gripo, a doença vem muito mais fraca", acredita.

Sintomas
O Ministério da Saúde alerta para os sintomas da gripe, que são febre, tosse, dor na cabeça e no corpo. Nos casos mais graves, o paciente pode sentir falta de ar, febre por mais de três dias, piora dos sintomas gastrointestinais e dor muscular intensa, além de prostração.

É necessário que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários se encaminhem para os postos de saúde, já que a vacina é a melhor forma de prevenção, reduzindo complicações.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis