Atraso de correspondências no interior prejudica pagamento de contas

Foi-se o tempo das cartas de amor. A ansiedade agora é maior para pagar as contas. E os clientes estão reclamando do atraso na chegada das faturas dos Correios, da quantidade de dias que demora para a chegada da correspondência em algumas localidades e até mesmo do extravio desse material. Para poder checar mais de perto a situação, a reportagem do Diário do Nordeste, fez o teste. As diversas regiões do Estado foram envolvidas, e o resultado chegou a um extravio e em média de cinco a seis dias para chegar cada uma das cartas simples postadas com destino a Fortaleza. Setores como o comércio está sendo prejudicado, por conta do atraso no repasse de faturas.

E isso tem tido um reflexo no que diz respeito às questões relacionadas à inadimplência do consumidor, que compra menos e deve mais em virtude da falta da fatura para pagar a conta, a exemplo de Juazeiro do Norte. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Michel Araújo. "Posso dizer que isso tem um impacto principalmente nos consumidores, pessoa física, e causa um certo descrédito em relação aos serviços de postagens", afirma.

Araújo afirma ser uma vítima dessa situação. "Há cerca de dois meses que não recebo a minha fatura de telefonia móvel e também há atrasos na entrega da contas de TV por assinatura e plano odontológico", diz ele.

Esses são casos que têm sido corriqueiros e se torna um problema. O lojista alerta para as pessoas que têm um controle maior no que diz respeito às suas contas e buscam outras formas de obter a fatura. "Caso isso não ocorra, a pessoa poderá ter um descontrole das suas contas pessoas e isso tem um impacto negativo", afirma.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Quixadá, Júnior Capistrano, está entregando o cargo ao lojista João da Silva. Por conta da transição não foi possível manter contato com ambos, todavia, conforme um dos associados e ex-presidente da CDL local, o empresário Sérgio Costa, a situação do atraso dos Correios é lastimável. Está prejudicando em demasia o setor e causando transtornos tanto para lojistas como os clientes. As reclamações são muitas.

Para a microempresária Edilene Araújo, a cada início de mês, quando é época de pagamento das faturas, principalmente dos telefones e dos cartões de crédito, a aflição aumenta. Além da desagradável obrigação financeira ainda precisa ficar ligando para pedir o valor dos débitos e os extratos de cada empresa. A situação é bem diferente quando se trata das contas de cobrança da água e de luz. Chegam sempre com muita antecedência. "As operadoras estão tentando forçar a gente para receber as contas por email. Com o atraso na entrega das correspondências os Correios estão perdendo milhares de clientes", ressalta.

Faturas
Na cidade de Iguatu, o problema no atraso também é confirmado pelos moradores, em particular os consumidores que precisam pagar boletos. Os clientes de bancos e de lojas que enviam cobrança pelos Correios recebem com atraso as faturas. A enfermeira Mardônia Queiroz diz que é preciso imprimir quase todos os meses uma segunda via, para evitar pagamentos em atraso e cobrança de juros e multas. "Depois de três ou quatro dias do vencimento é que a fatura é entregue. Esse problema é constante".

O gerente comercial, Kennedy Vieira, disse que não espera mais pela entrega dos Correios. "Sempre chega com atraso e prefiro imprimir pela Internet uma segunda via. É raro um mês que não chega após o vencimento". No início desta semana, o servidor público Paulo Roberto Alencar foi até uma loja de departamentos, nesta cidade, solicitar uma segunda via da fatura para o imediato pagamento.

A cobradora da loja, Luciana Vicente da Silva, confirma que muitos clientes pagam com segunda via impressa na empresa, ante o atraso na entrega do boleto de cobrança.

Com relação às entregas de contas feita pelos correios, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas (CDL), Francisco Martins Dantas, afirmou que os atrasos existem há vários anos e que hoje muitas pessoas têm optado por receber algumas faturas pela internet, para driblar os pagamentos de multa. Ele ressalta a facilidade da internet para esse tipo de pagamento, que hoje os consumidores podem antecipar muitas contas, tirando a segunda via.

Segundo a secretária da CDL de Russas, Jorgiany Carvalho, que realiza a certificação digital na entidade há mais de um ano, houve um caso em que a sede do SPC Brasil reclamou da demora na entrega da documentação das pessoas que fazem o certificado. Já a funcionária pública Mônica Almeida disse que não espera mais pela entrega dos Correios, principalmente depois das greves. "As greves atrasam mais ainda as correspondência, então fatura de celular, cartão de crédito, cartão de loja, eu estou tirando tudo pela internet. É mais barato pagar uma impressão do que pagar as multas por atraso", brinca. Uma carta registrada de Russas para Fortaleza, leva até quatro dias para chegar no endereço, e o preço fica em torno de R$ 4,00.

Já no caso de Sobral, a demora dos Correios causa desconforto à população, principalmente na hora de comprar on line. Com prazos de até um mês para a entrega, às vezes as encomendas demoram até dois meses para chegar, como no caso do universitário Ruan Braga, que recebeu seu notebook um mês depois do prazo. Segundo ele, a demora maior acompanhada pelo código de rasteio foi sair de Fortaleza para chegar ao interior. "Foram mais de 15 dias nesse processo".

Por meio de sua Assessoria de Comunicação, os Correios esclarecem que "atrasos verificados nas entregas são reflexo do acúmulo registrado na última greve, que durou 42 dias e terminou em 14 de março, tendo gerado um acúmulo de carga acima da média normal em algumas regiões. Após o fim da paralisação, a produtividade das equipes de distribuição foi impactada pelos dois feriados estaduais do mês de março e pelas chuvas. Os Correios contrataram cerca de 130 empregados temporários para reforçar a área de distribuição e normalizar a situação em todo o Estado; a empresa também vem realizando mutirões aos sábados". Em relação às correspondências postadas pela reportagem no dia 4 de abril passado, uma sexta-feira, esclarece que até três das cartas podem ser consideradas como entregues no prazo (Russas, Quixadá e Iguatu), uma vez que o prazo para esse tipo de objeto é de dois dias úteis, podendo chegar a três caso os objetos tenham sido postados fora do horário limite que cada agência possui. "Os dois casos de atrasos podem decorrer - além dos impactos da greve - de eventuais erros de endereçamento por parte dos remetentes ou de erro de encaminhamento interno por parte da empresa".

Já o eventual extravio, no caso a correspondência postada em Juazeiro do Norte, os Correios avaliam que pode ser decorrente de "uma série de inconformidades, as quais não é possível afirmar quais foram devido às especificidades do serviço de carta simples, que não possui registro. Alguns exemplos dessas inconformidades são o erro de endereçamento por parte do destinatário, assaltos/furtos ao carteiro ou erros de encaminhamentos feitos por funcionários de condomínios".

Por fim, informam que os usuários que tiverem alguma remessa extraviada podem acessar o Fale com os Correios (0800-725-0100) ou em www.correios.com.br para efetuar uma reclamação, de modo que a empresa atue para aperfeiçoar os seus serviços. Indenizações são previstas para o caso de extravio de objetos registrados.

ELIZÂNGELA SANTOS E SUCURSAIS
REPÓRTERES E COLABORADORES

Fonte: Diário do Nordeste



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