Juazeiro do Norte (CE): Partido cobra esclarecimento de presidente sobre "farra das vassouras"

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, vereador Antônio de Lunga, terá de prestar esclarecimentos sobre a chamada “Farra das Vassouras” à direção estadual do Partido Social Cristão (PSC), ao qual é filiado.

De março a junho deste ano, o Poder Legislativo do Município, distante 493 km de Fortaleza, comprou 4,2 mil vassouras, 2,5 mil quilos de sabão, 33 mil unidades de palha de aço e 312 unidades de óleo de peroba, entre outras aquisições em grandes quantidades.

Na última quinta-feira, 22, a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar compra excessiva dos produtos, a partir de denúncia do vereador Danty Benedito (PMN) de que as aquisições teriam objetivo de favorecer empresários.

No último sábado, 24, a Policia cumpriu sete mandatos de busca e apreensão na Câmara e outros locais, realizando apreensão de computadores e documentos com informações sobre as compras. No local, foram encontrados inclusive produtos com prazo de validade vencido.

Presidente do PSC no Ceará, o vereador de Fortaleza Wellington Sabóia encaminhou ofício na tarde de ontem para que Lunga preste os esclarecimentos. O presidente do Legislativo juazeirense tem cinco dias, a partir da notificação, para comparecer à sede da sigla.

“O partido sempre trabalhou com transparência e esse assunto tomou proporção nacional, então queremos conversa com o vereador e, após isso, tomar as medidas cabíveis”, disse Sabóia. “Se for preciso iremos abrir comissão e decidir qual será o futuro do vereador dentro do partido”, acrescentou. O presidente do PSC disse esperar que o ocorrido seja rigorosamente apurado pelas autoridades.

Ministério Público
A promotora Alessandra Magda informou que o material apreendido sábado será averiguado. A Câmara tem 10 dias para entregar documentos e notas restantes ao Ministério Público. Só após a verificação dos documentos os envolvidos serão chamados para prestar esclarecimentos.

Alessandra ainda afirmou que mesmo que não seja encontrada irregularidade nos documentos e notas ainda pode haver investigação por improbidade. “Qualquer leigo que veja aquela quantidade de produtos já acha que tem desperdício do dinheiro publico”.

Saiba mais

“A Faxina”
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte (região do Cariri) e outros locais de armazenagem do material de limpeza contratado sob suspeita de fraude foram alvo da operação denominada “A Faxina”, realizada pela Polícia Civil no último sábado, 24.

Comandada pelo delegado Tenório de Brito, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pela juíza Ana Raquel Colares. Foram apreendidos computadores e documentos com informações sobre as compras.

A operação ocorreu simultaneamente em sete locais, com o apoio dos delegados, Levi Leal, Marcos Antônio e Victor Timbó. Foram realizadas buscas nas casas dos vereadores Antônio de Lunga (presidente) e Ronnas Motos (tesoureiro), no almoxarifado da Câmara e em seu anexo, nas sedes das duas empresas envolvidas (S da S Sousa – ME e Priscila Cardoso da Rocha – ME) e no deposito onde está estocada a mercadoria, resultado da última licitação, realizada na gestão Antônio de Lunga.

Danty Benedito, autor da denuncia, acompanhou a operação da Polícia Civil.

 Fonte: O Povo



AddThis