Crato (CE): Coletivo Café com Gelo traz poesia na arte fotográfica

Imagem, poesia, criatividade, artes plásticas e um conceito em construção permanente. São mais de quatro anos de atuação dos fotógrafos que formam o Coletivo Café com Gelo, do Cariri. Os participantes do grupo, com pretensões mesmo de dar visibilidade ao trabalho fotográfico e artístico, decidiram criar um site e investir pesado no que chamam de obras conceituais. Com esse movimento, participaram da exposição no FotoRio, no Rio de Janeiro, neste mês, com o trabalho "Desmame".

A próxima estação será em Recife, no Pernambuco, com exposição "Coletivo Café com Gelo", no Teoria, o quinto trabalho relacionado à fotografia que o Museu do Homem do Nordeste faz para tratar de teoria da fotografia. Também, agora, com algo material.

O evento será aberto na próxima terça-feira, às 20h30, no Museu, com 44 imagens selecionadas, dos quatro anos de existência do grupo.

A curadoria é do professor especialista em imagens, José Afonso Júnior, e o trabalho inaugura o espaço com exposição fotográfica dos caririenses.

Toda a montagem do trabalho contou com a participação do Coletivo, desde a escolha das molduras. As performances de cada ensaio dão lugar à identidade diferenciada dos trabalhos do grupo, que vêm sendo estudados por antropólogos da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, por meio do Projeto "Nordestes Emergentes".

Criação
Em 2009, Allan Bastos, Yasmine Morais, Pedro Henrique Lourenzo - Dukke, Rafael Vilarouca e Ramon Kesllen decidiram criar o Coletivo Café com Gelo. O grupo se define como prioritariamente um ´coletivo de fotografias´ e tem o site e a rede social para ser visto. A poesia e o desenho vêm depois. São palavras intercaladas, formando um elo, que se agarra na imagem e a traduz. Ou complementa.

Mas, os integrantes fazem questão de enfatizar bem que o gancho maior é a fotografia. "Tudo está associado à imagem", ressalta Yasmine, deixando claro a importância que o visual mantém na conceituação estética dos trabalhos do grupo.

Tanto Ramon como Dukke já estão desenvolvendo trabalhos fotográficos, mas no coletivo também são incorporadas produções de outros artistas e poetas, através de mensagens que casam com a arte do Café com Gelo. "São essências que se misturam e se intercomplementam. A gente vê o que tem a nossa cara, e convidamos para postar", diz Allan Bastos.

Convite
A exposição ´Desmame´, no FotoRio, foi o convite mais expressivo até o momento do grupo, por meio do coordenador do Milton Guran. Ele incentivou o Coletivo, que passou por um processo de avaliação com trabalhos de outros artistas. A sala onde o material foi exposto era um museu de fotografias grandes, que deu lugar, no hall de entrada, ao ensaio do Café com Gelo, além de um vídeo. Das duas exposições, tanto no Rio de Janeiro quanto em Recife, serão lançados catálogos com o material.

O trabalho ´Nordestes Emergentes´, segundo Rafael Vilarouca, acabou tendo um entrelaçamento com o projeto do Coletivo. Foi por meio dessa experiência que se realizou o trabalho ´Desmame´. "Na verdade, foi a primeira parte do nosso trabalho, que são as fotos em uma gaiola", diz.

Mas já está nos planos do grupo ter a sua própria publicação. "Um trabalho palpável, que saia dos corredores digitais", conta Allan. Isso irá acontecer com o lançamento de um livro, ainda sem data marcada.

Para o fotógrafo, participar pela primeira vez de uma exposição física, onde até hoje foram realizados debates com os grandes nomes da fotografia do Brasil, no Museu do Homem do Nordeste, é um motivo de comemoração e alegria. Uma ênfase à autoestima do grupo.

Seleção
Foram encaminhadas, para a exposição, 80 fotos, e realizada uma primeira seleção. Com um tempo a exposição foi sendo montada, pelos trabalhos mais recentes e os antigos. Depois do evento no Museu, o trabalho será exposto na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Dukke destaca a possibilidade de participação que foi dada, com a promoção de um diálogo entre os integrantes do Museu e Café com Gelo, na montagem dessa exposição.

A maioria dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo tem uma participação conjunta e também um processo diferenciado para produção dos ensaios. Mas há trabalhos autorais. Em geral, quando vai para o site, já tem passado por várias mãos. Exemplo disso são as fotografias de Rafael, com a poesia de Yasmine e tratamentos de imagens feitos criativamente por Dukke.

"Todo mundo carrega a responsabilidade do que está ali dentro do site, principalmente quando vai para uma galeria", afirma Yasmine.

Liberdade
O ato libertário, sem amarras. Essa realidade faz parte da visão de mundo dos fotógrafos, como o ´desmame´. As ideias são vividas e percorrem o vasto mundo da imaginação. No trabalho, os modelos são Yasmine e Rafael, com as cabeças de cavalo e os desenhos criativos e quase surreais de Dukke, com a escrita da poetisa. E as figuras se completam, como o quente e o gelado do Café com Gelo. O grupo comemora chegada em outros espaços. Para Yasmine, acontece o que sempre buscaram: transformar a foto digitalizada em arte.

Ressignificação estética
A imagem revista, ampliada em significados, ou segmentada em sua própria estética. Os conceitos abordados pelo Coletivo Café com Gelo vão além da imagem original ou dela transfigurada. Lembram a inspiradora Pop Art, da qual parecem uma releitura. Os jovens amantes da fotografia ganham notoriedade e espaço. Fazem poesia com as artes plásticas e compõem nela o seu complemento literário. As fotos produzidas pelo grupo, já expostas em mostras no Rio de Janeiro e em Recife, deverão ganhar um catálogo próprio, que será uma forma de exibir os trabalhos para além das salas. Outra forma se dá pela divulgação dos trabalhos em um site, oportunizando novos diálogos fotos: coletivo café com gelo

Mais informações
Coletivo Café com Gelo
Rafael Vilarouca
Telefone: (88) 9934.6575
Yasmine Morais (88) 9991.1119

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis