Crato (CE): Desertificação e seca são temas de encontro

Experiências bem sucedidas na área do semiárido foram apresentadas durante o dia de ontem, no I Encontro Regional de Enfrentamento da Seca e da Desertificação da Biorregião do Araripe, ocorrido em Crato, por meio da Fundação Araripe, no Hotel Encosta da Serra. O evento é um dos oito que estão sendo realizados em estados como Alagoas, Pernambuco, e no Norte de Minas Gerais, para acessar novas experiências, com tecnologias apropriadas às áreas de maior incidência de seca.

Segundo o coordenador do evento, Francisco Sales, foram apresentadas alternativas de combate e convivência com a semiaridez, nas áreas de segurança alimentar, hídrica e energética. As experiências apresentadas estão sendo desenvolvidas com instituições regionais, junto às comunidades locais.

Do Cariri, foram apresentados cinco projetos, entre eles o de segurança alimentar e nutricional, com modelo de gestão cooperativa na área da família. A experiência é no setor da pecuária leiteira, no sítio Malhada, na cidade do Crato. Outra iniciativa foi o Solari, recentemente apresentado pela Cáritas Diocesana, na Conferência Episcopal Italiana, desenvolvido no assentamento 10 de abril, também na comunidade rural do Crato, na área da agricultura orgânica.

Segundo Sales, as iniciativas apresentadas serão sistematizadas para serem levadas ao Seminário "Soluções desenvolvidas por organizações sociais e sinergias com a ciência, tecnologia e formação profissional", na cidade de Campina Grande, na Paraíba. O evento ocorre entre de 4 a 7 de setembro. Posteriormente, os projetos selecionados entre todas as iniciativas reunidas no Nordeste, serão levados à Conferências das Partes (COP 11), que será realizada de 12 a 26 de setembro, em Namíbia, na África.

Desertificação
Sobral sedia hoje a I Conferência Científica da Iniciativa Latino-americana e Caribenha de Ciência e Tecnologia (Ilacct), para implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (UNCCD). O evento trará discussões sobre métodos de combate à seca e será a oportunidade para os pesquisadores e estudiosos do tema ter um contato mais aprofundado com a população e gestores.

De acordo com o presidente da ILACCT, José Roberto de Lima, este é um evento de quem faz ciência para quem precisa de ciência. Destaca que a linguagem será completamente acessível à população. "É uma ocasião onde serão apresentados trabalhos e estudos para pessoas que precisam dessas inovações".

A ideia do encontro é colocar em prática os temas e trabalhos e aplicá-los no cotidiano da pessoas e chamar a atenção dos poderes para possibilidades de políticas públicas dentro do tema. Um dos exemplos posto pelo presidente é o caso de um dos participantes, o engenheiro mecânico José Artur Padilha, que desenvolve um projeto chamado Conceito Base Zero. "Um agricultor pode ver aquela ideia e adequar ela dentro da sua realidade, com as devidas adaptações", explica.

O experimento é realizado através da construção de barragens subterrâneas em forma de arco romano deitado. A água é então armazenada debaixo do chão, praticamente livre da salinização e da evaporação.

No Ceará, já existem áreas consideradas desertificadas, como a cidade de Irauçuba, na Zona Norte, e a região do Canindé, segundo Lima. "No Cariri também temos regiões bastante afetadas", revela.

Sobral foi escolhida para o evento, pelo leque de condições favoráveis que oferecia. Lima destaca que, além de ser hoje um polo de estudos, o poder público ofereceu todo o apoio necessário para esse tipo de iniciativa. Existe também a possibilidade de que o município sedie outras edições do Ilacct, principalmente a segunda, que deverá ser realizada em dois anos.

Programação
Cerca de 500 pesquisadores, estudantes e especialistas do Brasil, Chile, Argentina, Venezuela, Equador, Costa Rica, México, Colômbia, Peru, Bolívia, Cuba, Paraguai, República Dominicana, Panamá, Itália, Portugal, França e Espanha, participarão da programação com conferências, mesas temáticas e apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos em várias regiões secas da América Latina e Caribe.

Estados de desertificação e degradação do solo, e a seca foram alguns dos temas considerados prioritários na programação, além da busca de metodologias para identificar, mapear e classificar as áreas afetadas. Dentre os convidados, estarão nomes de respaldo internacional no assunto, como o francês Richard Scadafal, o representante do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Antônio Galvão, a professora argentina Elena Abraham, do Instituto Argentino de Investigaciones de las Zonas Áridas (Iadiza), e Antônio Rocha Magalhães da UNCCD. "Teremos também pesquisadores de Cuba que trabalham com a degradação de terra e estudioso do Peru", frisa o o presidente da ILACCT.

Mais informações
Fundação Araripe
Crato (CE)
(88) 3523.1605

ELIZÂNGELA SANTOS / JÉSSYCA RODRIGUES
REPÓRTER / COLABORADORA 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis