Programa Mais Médicos: 79 cubanos chegam à Capital para avaliação

Em meio a gritos de “esses médicos são nossos, esses médicos são do povo”, 79 profissionais cubanos desembarcaram em Fortaleza ontem. Eles se juntarão a mais 13 integrantes do Programa Mais Médicos que já estão na Capital. Pelos próximos 21 dias, os novos profissionais da atenção básica da saúde passarão por uma avaliação. Se considerados aptos, já poderão atender pacientes a partir do dia 16 de setembro.

Após o desembarque, o médico cubano Juan Hernandez afirmou ter consciência das dificuldades do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou a experiência dos médicos conterrâneos. “Vai ser difícil no início, mas depois vai melhorando. O Governo deverá ajudar também. Nós já trabalhamos em outros países”, disse. Ele destacou, ainda, a importância das condições sanitárias da população para a atenção básica na Saúde e afirmou que o pagamento pelo seu trabalho apenas precisa “ser necessário para viver”.

No voo de ontem, estavam mais 128 médicos cubanos, que se juntarão aos 206 que chegaram no sábado (24) e foram distribuídos entre Recife, Salvador e Distrito Federal. A primeira etapa do Mais Médicos conta ainda com 244 profissionais intercambistas (estrangeiros e brasileiros com diplomas internacionais), totalizando 657.

Avaliação
Os médicos que farão módulo no Ceará estão alojados no 23º Batalhão de Caçadores do Exército e as aulas acontecerão na Escola de Saúde Pública do Ceará. Professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) deverão avaliar as habilidades clínicas e de língua portuguesa dos profissionais. “Eles saberão como funciona o sistema de saúde do País, a parte legal da profissão, os protocolos clínicos e a língua”, detalhou o secretário Estratégico e Participativo do MS, Odorico Monteiro. Ele e o governador Cid Gomes, que não falou com a imprensa, recepcionaram os médicos no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

De acordo com Odorico Monteiro, não haverá prova após as três semanas de  aulas. “A avaliação será contínua. Até depois de já atuantes, eles continuarão sendo avaliados pelos professores”, destacou.

O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-CE), Ivan de Moura Fé, avaliou que as três semanas de avaliação são insuficientes para que os médicos entendam a realidade sanitária e epidemiológica do País.

Saiba mais
  • Os médicos cubanos serão direcionados para 701 municípios que não foram escolhidos por nenhum médico na etapa de chamamento individual
  • Até o final do ano, 4 mil médicos cubanos deverão chegar no Brasil
  • De acordo com o Ministério da Saúde, 84% dos médicos cubanos têm mais de 16 anos de experiência
  • A Federação Nacional dos Médicos entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF, questionando a Medida Provisória 621, que dispensa a revalidação de diplomas para o Mais Médicos.
Fonte: O Povo



AddThis