Apagão no Nordeste pode ter sido causado por queimada no Piauí, afirma ONS

O apagão que atingiu pelo menos oito Estados do Nordeste na tarde desta quarta-feira foi causado por uma queimada no Piauí, informou em nota o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo a companhia, duas linhas foram desligadas em função do calor do incêndio.

Segundo o ONS, às 14h58, ocorreu o desligamento da linha de transmissão Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 2). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.

Ainda em função da queimada, às 15h08 foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), o que, segundo o ONS, configurou “contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN)”.

Conforme o operador, houve perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional de outras três linhas de interligação do SIN com a região Nordeste: Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2; Presidente Dutra / Boa Esperança; e Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.

De acordo com o ONS, após identificada a origem da ocorrência, a recomposição das cargas da região Nordeste foi iniciada. O processo foi concluído, nas capitais, por volta das 17h30.

Por volta das 15h de hoje, cidades de pelo menos oito Estados do Nordeste ficaram sem luz. Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. No Maranhão, 24 cidades também foram atingidas, segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

A assessoria do ONS informou, às 16h30, que a energia de sete capitais do Nordeste havia sido restabelecida. João Pessoa não foi contabilizada, mas o Terra apurou que a energia na capital paraibana também começava a voltar.

Fonte: Terra



AddThis