Crato (CE): Carnaval fará homenagem ao carnavalesco Vitorino

Será aberto, na próxima sexta-feira, em Crato, o desfile do Bloco das Virgens, o maior do interior do Estado. São mais de 10 mil pessoas nas ruas da cidade. A concentração dos foliões será no bairro São Miguel, próximo ao Detran. Este ano, o carnaval será realizado por meio da Secretaria da Cultura, com apoio da iniciativa privada, de 8 a 12 de fevereiro, com homenagem especial a um dos maiores carnavalescos da história da cidade, Vitorino. Um dos objetivos é promover o resgate dos antigos carnavais, fortalecendo o desenvolvimento local, com incentivo ao turismo.

Uma programação diária será realizada na cidade. No sábado, haverá o encontro das baterias das escolas de samba e desfile de fantasias, a partir das 17 horas. Em seguida, acontece show musical no largo da RFFSA. No domingo, começa a Vesperal Curumim, a partir das 17 horas. Um encontro de DJ’s será realizado a partir das 20 horas, no largo da RFFSA. Na segunda-feira de carnaval, o Crato resgata os antigos carnavais com o encontro de blocos e afoxés, às 17 horas, e show musical, na RFFSA.

O último dia de Carnaval da cidade, na terça-feira, contará com uma vasta programação, iniciando a partir das 17 horas, com a Vesperal Curumim, para a criançada e, em seguida, haverá a noite dos Tambores e Maracatus, encerrando com show musical no largo da RFFSA.

O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, afirma que este ano, em virtude da situação de emergência no Município, não irá investir no carnaval, mas a Cultura está envidando esforços, no intuito de consolidar parcerias para que a festa seja garantida.

Caindo na fantasia com segurança
Este ano, as expressões culturais serão fortalecidas e ganharão um maior apoio da Prefeitura. Máscaras, fantasias e a criação de blocos populares serão a tônica do Carnaval do Crato. A Secretaria de Cultura irá incentivar a população a produzir sua própria fantasia e, assim, criar um clima de irreverência e descontração.
Para que tudo ocorra bem, uma força-tarefa entre todas as secretarias irá garantir a ordem e a segurança de todos os brincantes, com infraestrutura e segurança, incluindo o trabalho do Corpo de Bombeiros, Policia Militar com Cavalaria, Ronda do Quarteirão e Guarda Municipal.

O trabalho ainda contará com atuação conjunta das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e Meio Ambiente, e serviços de ambulância, estrutura para barracas, banheiros químicos e intensificação da limpeza pública, além de parcerias com o conselho tutelar e o Centro de Referência em Assistência Social. 

Sobre o Homenageado

Quem foi Vitorino
Primeiro carnavalesco do Cariri, Antônio Vitorino da Silva acumulou, ao longo da vida e dos 44 anos de carnaval, títulos e vitórias. Sua escola de samba “O Vitorino”, do Crato, representava o bairro Pinto Madeira e teve sua estreia em 1960. Irreverente, audaz, a escola de samba “O Vitorino” ganhou 16 títulos importantes e possuía, em seu auge, 260 integrantes com 75 ritmistas só na bateria.

Vitorino foi Mestre de Bateria, tocava agogô e chocalho, além de ser exímio dançarino. Segundo os amigos, em um concurso na Rádio Clube de Fortaleza, Vitorino tornou-se campeão de dança de salão, ficando com o primeiro lugar no concurso. Devido a esse título foi aclamado o “Rei da Dança” no Cariri.

Foi jogador de bola profissional. Por ter um chute potente, Vitorino ganhou o apelido de “O bomba”, passando a se autoproclamar como “O bomba do carnaval”. Sua escola de samba desfilou pela última vez em 2004 e em agosto de 2011, Vitorino falece aos 79 anos, deixando um legado inestimável para o carnaval do Crato.

Programação:

Sexta (08/02)
Desfile das Virgens
Local: Concentração em frente ao Detran (Av. Pe. Cícero).
Hora: 16h00
Percurso: Av. Teodorico Teles – Rua Almirante Alexandrino –Rua Monsenhor Esmeraldo – Rua Ratisbona – Largo da RFFSA
Show Musical
Local: Largo da RFFSA - Crato
Hora: 20h00

Sábado (09/02)
Encontro das Baterias das Escolas de Samba e Desfile de Fantasias
Local: Largo da RFFSA
Concentração: 17h00

Show Musical
Local: Largo da RFFSA - Crato
Hora: 20h00

Domingo (10/02)
Vesperal Curumim
Local: Largo da RFFSA - Crato
Hora: 17h00
Show Musical – Encontro de DJ’s
Local: Largo da RFFSA - Crato
Hora: 20h00

Segunda (11/02)
Encontro de Blocos e Afoxés
Local: Largo da RFFSA - Crato
Hora: 17h00
Show Musical
Local: Largo da RFFSA - Crato
Hora: 20h00

Terça (12/02)
Vesperal Curumim
Local: Largo da RFFSA - Crato
Hora: 17h00
Noite dos Tambores e Maracatus
Local: Largo da RFFSA - Crato
Hora: 18h00
Show Musical
Local: Largo da RFFSA - Crato
Hora: 20h00

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMC



AddThis