Barbalha (CE): Escolas da rede municipal recebem novas carteiras

A partir da adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Para auxiliar na elaboração do PAR, o Ministério da Educação criou um novo sistema, o SIMEC – Módulo PAR Plano de Metas -, integrado aos sistemas que já possuía, e que pode ser acessado de qualquer computador conectado à internet, representando uma importante evolução tecnológica, com agilidade e transparência nos processos de elaboração, análise e apresentação de resultados dos PAR.

Com metas claras, passíveis de acompanhamento público e controle social, o MEC pode assim disponibilizar, para consulta pública, os relatórios dos Planos de Ações Articuladas elaborados pelos estados e municípios que aderiram ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Apresentamos, a seguir, uma breve descrição dos elementos constitutivos do PAR. Inicialmente, os estados e municípios devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, desenvolverão um conjunto coerente de ações que resulta no PAR.

O instrumento para o diagnóstico da situação educacional local está estruturado em quatro grandes dimensões:Gestão Educacional; Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. E a parti daí, secretaria de Educação fez seu diagnóstico verificou-se suas necessidades e solicitou os equipamentos e, agora, está recebendo 2.030 carteiras; 123 birôs para professores, como também, carteiras para alunos especiais.

Com a criação do PAR em Barbalha, verificou a necessidade de novas carteiras e birôs nas escolas e outros equipamentos, segundo a professora Catherine Torquato que é articuladora do PAR, e Técnica de Coordenadoria em Gestão, a secretaria de Educação do município já está recebendo do (FNDE) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação os equipamentos que foram solicitados através do Plano de Ações Articulada.  As escolas também podem receber através do PAR além da infraestrutura, equipamentos como: Ventiladores, climatizadores, eletrodomésticos para as cozinhas e outros aparelhos para melhor aprendizagem como: projetores, telas digitais que são tecnologias que vem para auxiliar os professores no dia a dia.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB



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