Coelce e Corpo de Bombeiros simulam situação de risco com a energia elétrica

A Coelce, em parceria com o Corpo de Bombeiros, vai realizar simulação de situações de risco com a energia elétrica muito comuns no período de carnaval. Para evitar tragédias como a ocorrida em Santa Maria (RS), entre outros objetivos, a ação conjunta está marcada para a próxima quarta-feira (6), a partir das 9h, no Senai da Barra do Ceará – Avenida Francisco Sá, 7.221. Lá, também serão dadas orientações sobre o uso seguro da energia e de que forma é possível prestar os primeiros socorros em caso de acidente com a rede elétrica.

Entre as situações simuladas vai estar a do trio elétrico. “Vamos dar orientações sobre a altura apropriada de veículos de grande porte em relação à proximidade com a rede elétrica. A idéia, nessa situação, é mostrar que há risco no manuseio de objetos arremessados ou em contato com a rede elétrica. E a importância do plano de ação, com definição de roteiro, que possa evitar proximidade e/ou contato com a fiação”, explica Marcony Melo, engenheiro especialista em eficiência energética da Coelce.

Para a simulação, além de eletricistas e engenheiros da Coelce, serão envolvidos bombeiros, técnicos de segurança e profissionais de saúde. Uma grande estrutura com postes, trio elétrico, andaimes para montagem de palco e viaturas da Coelce e do Corpo de Bombeiros está sendo montada para que as situações ali demonstradas possam se aproximar o máximo possível da realidade, ajudando os foliões a entender e aprender, de maneira fácil e prática, a lidar de forma segura com a energia.

Para brincar com segurança
Não há dúvidas de que a época carnavalesca está entre as mais aguardadas do ano. Para que a festa não termine mais cedo, o folião precisa atentar para alguns cuidados essenciais. Os paredões de som são um exemplo. Ao mesmo tempo em que animam os foliões com músicas de todos os estilos, podem ser palco de graves acidentes. Não raramente se vê pessoas mais empolgadas subindo em cima deles para dançar e brincar das mais diversas formas.

Por isso, a Coelce orienta que se evite fazer algo semelhante. Além de uma queda, que pode ser fatal, o folião corre o risco de tocar em fios da rede elétrica que estejam próximos e sofrer um choque. É importante evitar também dançar sobre trios elétricos que ofereçam algum tipo de risco, como proximidade com a rede elétrica.

Banho de mar ou piscina
Àquelas pessoas que costumam andar com os pés descalços e com o corpo molhado, depois de tomar banho de piscina ou de mar, o lembrete é dobrado porque, ao lidar com instalações elétricas, o risco de choque é muito alto, tendo em vista que a água é um bom condutor de energia elétrica.

Outra dica é ficar atento a tudo que precise de energia elétrica para funcionar. Ventilador, geladeira, microondas, forno elétrico, aparelho de som, sanduicheira são alguns dos equipamentos que precisam ser manuseados de forma segura e responsável.

Sobrecarregar um “T” (benjamim) pode trazer sérios danos para a família. Ele concentra num ponto só intensidade de correntes muito elevadas, que podem provocar um aquecimento, chegar ao ponto do derretimento do “T” e causar um princípio de incêndio. Além disso, sendo um ponto quente, ele automaticamente aumenta o consumo de energia. Ou seja, significa desperdício, já que a energia é transformada em calor sem nenhuma utilidade.

A companhia de energia também orienta que as pessoas não montem andaimes, palcos ou estruturas metálicas embaixo ou muito próximo
à rede elétrica. Qualquer contato com um fio pode causar um grave acidente. Vale lembrar também para nunca fazer nenhum tipo de improviso com instalações elétricas e jamais jogar objetos sobre a rede elétrica. As ligações clandestinas causam acidentes, sobrecarregam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia. O ideal é sempre procurar um profissional qualificado.

Antes de viajar
Os cuidados devem começar antes mesmo de pegar a estrada para curtir o carnaval. É importante verificar se todos os aparelhos de casa estão desligados da tomada. Além de economizar energia – já que muitos costumam ficar no modo “stand by”–, evita imprevistos, como curtos-circuitos e incêndios.

Mudança na legislação
Agora é lei. Desde o dia 1º de janeiro, somente podem ser comercializadas tomadas, plugues e adaptadores com dois ou três pinos arredondados (o terceiro serve como aterrador).

A regulamentação de plugues e tomadas, elaborada pelo Inmetro, considera as normas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem o intuito de evitar acidentes domésticos e de contribuir para a economia de energia elétrica.

Segundo o Inmetro, existiam mais de dez modelos de plugues diferentes e quantidade semelhante de tomadas no mercado, o que causava confusão e contratempos.

E não esqueça: prevenção é a melhor combinação para carnaval com segurança. Qualquer dúvida ou emergência, entre em contato com a Coelce pelo número 0800.285.0196.

Serviço
O QUE É? Simulação da Coelce e do Corpo de Bombeiros sobre situações de risco durante o carnaval

QUANDO? Quarta-feira, dia 6, às 9h

ONDE? Senai da Barra do Ceará – Avenida Francisco Sá, 7.221

Gerência de Comunicação – Coelce
Assessoria de Imprensa



AddThis