Crato (CE): Bloco das Virgens leva 10 mil pessoas as ruas na abertura do Carnaval do Cariri

O brilho, irreverência e animação mas uma vez marcou a abertura do Carnaval na região do Cariri Cearense. Segundo a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas integraram o tradicional Bloco das Virgens, do Crato, e desfilaram pelas ruas da cidade.

O percurso teve início no Bairro São Miguel e foi até o Largo da RFFSA, acompanhado por dois trios elétricos animados ao som do axé, frevo e claro, as marchinhas carnavalescas. Após o desfile das virgens, houve um show de Hugo Linard e banda.

Neste ano, a programação carnavalesca da cidade tem por meta resgatar as tradições culturais e homenageia um dos maiores carnavalescos da história da cidade, Vitorino. Após dez anos, a Secretaria de Cultura retomou a organização do Carnaval cratense, que seguirá com a programação até o próximo dia 12.

Quem esteve presente pela primeira vez, se emociona ao falar do sentimento vivido durante a abertura do Carnaval. “Se qualquer um quiser procurar a definição para a palavra alegria, certamente ela irá encontrar aqui. Estou amando. Muita gente bonita, alegre, sem preconceitos, brincando na paz; é maravilhoso”, relatou a enfermeira catarinense Cláudia Borges.

De acordo com Joelmir Pinho, secretário adjunto de Cultura do Crato, a proposta visa mesclar apresentações de artistas locais e grupos tradicionais, escolas de samba, desfiles das bandas de músicas e de fantasias, além de uma programação infantil e entrega do Troféu Vitorino para os participantes.

O tradicional bloco que começou a mais de três décadas, nasceu no bairro Mirandão, impulsionado pelos moradores, como uma brincadeira irreverente em que os homens se vestiam de mulher e saiam pelas ruas durante os quatro dias de folia, e se tornou um dos maiores blocos do interior do estado, atraindo turistas de toda parte, é o que garante Joelmir Pinho.

“A cidade se prepara da melhor forma para receber os foliões de todas as partes do Ceará e alguns até de outro estado. Preparamos um esquema de segurança, aumentamos o efetivo de militares, guarda de trânsito e municipal para possibilitar uma boa festa sem riscos a integridade física daqueles que venham participar. Acreditamos em uma que reúna alegria, tradição e paz!”, completou.

André Costa

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



AddThis